As próximas três semanas serão determinantes para barrar a PEC 38/25, a reforma administrativa de Hugo Motta, Pedro Paulo, Zé Trovão e companhia. O Coletivo das Três Esferas da CUT reforça a importância da participação ativa da categoria e da população na luta contra essa proposta que quer destruir os serviços públicos e os direitos do povo. A pressão cresce nas ruas e nas redes, com uma série de ações articuladas em todo o país.

Essa semana, a agenda de mobilização tem início nesta terça-feira, 2 de dezembro, com a continuidade dos atos permanentes nos aeroportos de diversas capitais. As entidades sindicais buscarão diálogo direto com parlamentares que embarcam ou desembarcam rumo a Brasília, além de distribuir materiais informativos à população sobre os impactos da PEC, que ficou conhecida como PEC 3Oitão.

Na quarta-feira, 3 de dezembro, a concentração será em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. A partir de lá, representantes das entidades seguirão em força-tarefa pelos gabinetes, com foco especial nos parlamentares que ainda mantêm assinatura na PEC 38/25. Nos estados, a orientação é intensificar o diálogo nos escritórios políticos dos deputados e deputadas.

Até o momento, dos 171 parlamentares que inicialmente assinaram a proposta, 28 já retiraram seu apoio. Entretanto, para que a PEC seja formalmente retirada, é necessário que 86 deputados confirmem a retirada de suas assinaturas. O Coletivo das Três Esferas da CUT reforça que este é um momento estratégico para continuar e ampliar a pressão.

A quinta-feira, 4 de dezembro, marca o Dia Nacional de Lutas, convocado pelo Fonasefe. Será um dia de mobilização nos locais de trabalho e nas ruas, contra a Reforma Administrativa e as tentativas de retrocesso que seguem ameaçando o serviço público. A orientação é que os fóruns regionais e seções de base organizem atos e rodas de diálogo com a sociedade.

Deputados que retiraram o seu apoio à PEC 38/2025

Adail Filho – REPUBLIC/AM

Allan Garcês – PP/MA

Alexandre Guimarães – MDB/TO

Coronel Assis – UNIÃO/MT

Coronel Fernanda – PL/MT

Delegado Caveira – PL/PA

Delegado da Cunha – PP/SP

Doutor Luizinho – PP/RJ

Duda Ramos – MDB/RR

Emidinho Madeira – PL/MG

Fatima Pelaes – REPUBLIC/AP

Helena Lima – MDB/RR

Henderson Pinto – MDB/PA

Lucio Mosquini – MDB/RO

Marussa Boldrin – MDB/GO

Marx Beltrão – PP/AL

Murilo Galdino – REPUBLIC/PB

Pastor Diniz – UNIÃO/RR

Pastor Gil – PL/MA

Paulinho da Força – SOLIDARI/SP

Rafael Prudente – MDB/DF

Renilce Nicodemos – MDB/PA

Sanderson – PL/RS

Silas Câmara – REPUBLIC/AM

Silvye Alves – UNIÃO/GO

Thiago de Joaldo – PP/SE

Thiago Flores – REPUBLIC/RO

Zé Adriano – PP/AC

Zé Haroldo Cathedral – PSD/RR

Zucco – PL/RS

Ameaça permanece no radar

Segundo declaração do próprio Pedro Paulo, existe o risco de que a PEC 38/25 seja incorporada, por manobra, a outra proposta já pronta para votação, como a PEC 32/20, de Bolsonaro-Guedes, considerada por especialistas uma das piores peças sobre administração pública já enviada ao Congresso Nacional. Mas a PEC 38/25 conseguiu ser ainda pior.

As mobilizações avançam e a atuação nas redes continua indispensável. O Coletivo das Três Esferas da CUT orienta consulta à lista dos deputados que ainda mantêm assinatura na PEC 3Oitão e entre em contato solicitando a retirada do apoio.

Para facilitar esse processo, a ferramenta “Na Pressão”, disponibilizada pela CUT, segue ativa e atualizada. Veja aqui os deputados que ainda assinam a PEC 3Oitão e entre em contato. Peça para que retirem suas assinaturas dessa proposta que destrói os direitos do povo! Clique aqui e pressione!

O Coletivo das Três Esferas da CUT reafirma: a luta contra a PEC 3Oitão é uma luta pela defesa dos direitos do povo brasileiro. Seguiremos mobilizados até derrotar mais essa tentativa de desmonte do serviço público.

Filie-se ao SINSSP-BR clicando aqui. Sua participação é a força do sindicato!