O SINSSP-BR oficiou o INSS, nesta quinta-feira (26), solicitando os devidos esclarecimentos e as providencias necessárias que assegure os servidores que estão enfrentando dificuldades para renovar o certificado digital, visto que o prazo de muitos deles está perto de expirar.
A renovação do certificado digital depende exclusivamente do reconhecimento facial via SouGov e o Sindicato tem acompanhado um número crescente de relatos de servidores com dificuldades neste procedimento, que tornou um entrave e está gerando transtornos aos trabalhadores.
Embora o SouGov não seja uma ferramenta desenvolvida pelo INSS, sua adoção como fluxo oficial impacta diretamente no desempenho e na rotina dos servidores. E neste caso especifico, é preciso que o INSS atue em conjunto com o SouGov para solucionar o problema enfrentado pelos servidores ou modifique o processo para se conseguir efetuar a renovação do certificado digital.
É importante frisar que a não renovação do certificado digital compromete a vida laboral do servidor, pois impede o cumprimento das metas estabelecidas pelo PGD e, consequentemente, pode gerar prejuízos financeiros, como descontos salariais.
Considerando esse contexto, o SINSSP-BR entende ser necessário uma intervenção preventiva junto a Direção Central por meio de emissão de ofício ao INSS.
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