Créditos: Canva, SINSSP

A OMS tem traçado metas para que todos os setores priorizem e implementem o combate à discriminação etária, busquem por autonomia e apoiem o envelhecimento saudável. Para alcançá-las, incentiva e promove bases de conhecimento sobre gerontologia e geriatria através de iniciativas em treinamentos e pesquisas.

A abordagem do envelhecimento ativo proporciona uma base para o desenvolvimento de estratégias. Ao reunir os três pilares para ações de saúde, participação e segurança, oferece plataforma para construção consensual que abrange preocupações de diversos setores e regiões.

Para promoção do envelhecimento ativo, os sistemas de saúde necessitam de uma perspectiva do curso de vida que vise a promoção da saúde, a prevenção de doenças e acesso equitativo a cuidados primários e de longo prazo de qualidade.

A adoção de estilos de vida saudáveis e a participação ativa no cuidado da própria saúde são importantes em todos os estágios da vida. Um dos mitos do envelhecimento diz que se é tarde demais para adotar novos estilos no fim da vida, pelo contrário, o envolvimento em atividades físicas adequadas e mentais, alimentação saudável, abstinência do fumo e do álcool, evitar a automedicação, são algumas atitudes que auxiliam na prevenção de doenças e no declínio funcional, aumentando a qualidade de vida e promovendo longevidade.

Segundo o Projeto de Saúde do Ministério da Saúde, dietas ricas em gordura (saturada) e sal, pobres em frutas e legumes/verduras e que suprem uma quantidade insuficiente de fibras e vitaminas, combinadas ao sedentarismo, são os maiores fatores de risco de problemas crônicos, como diabete, doença cardiovascular, hipertensão, obesidade, artrite e alguns tipos de cânceres.

Estamos envelhecendo e a melhor forma de garantir uma boa saúde para o futuro é através da prevenção de doenças e promoção da saúde durante toda a vida.

Importante compreender os paradigmas do envelhecimento, aproveitar oportunidades, atualizar conhecimentos e socializá-los, desmistificar concepções, mitos e preconceitos.

Enfim, quem se prepara e adapta-se às mudanças vive melhor, estratégias pensadas e traçadas servem como gatilhos de proteção.

Na abordagem da próxima semana, o SINSSP preparou uma surpresa para você leitor. Vamos apresentar o SABE (Centro de Promoção de Saúde e Bem-estar) que traz uma proposta inovadora, que integra serviços de saúde e educação da mais alta qualidade. Não perca!

*Luci Mary dos Santos é Bacharel em Serviço Social, Especialista em Gerontologia; Membro da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RPDI), Membro do Coletivo Envelhecer; integrante da equipe do SABE e Secretária Executiva do SINSSP.