Créditos: Imprensa SINSSP

24 de janeiro é uma data com dobradinha de comemorações, sendo o Dia da Previdência Social e o Dia Nacional do Aposentado e merece ser lembrado e homenageado por ser de grande importância para a história do Brasil e para a vida dos brasileiros em diversas etapas da vida, que vão desde o nascimento, passando pelos benefícios por incapacidade e assistências, finalizando na aposentadoria ou num benefício de pensão por morte.

Porém, nestes 102 anos de existência ou de resistência da Previdência Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social, será que os servidores e aposentados do Instituto tem algum motivo para comemorar?

O INSS tenta vender a imagem da questão da humanização do atendimento, mas será que essa “humanização” está sendo aplicada para dentro da Casa? A realidade nos mostra que não, pois os servidores estão sendo tratados de forma totalmente desumanizada, nem nos tempos do governo Collor os servidores foram tão mal tratados.

Os servidores da ativa sofrem com diversos problemas estruturais e de organização, são submetidos a um trabalho precário e ao cumprimento de metas inatingíveis, enquanto a gestão faz de conta que vai resolver os problemas levados pelas representações sindicais, mas na verdade ela consegue piorar os problemas já existentes e ainda pratica assédio moral contra os servidores que foram levados à exaustão.

Já os servidores aposentados, aqueles que dedicaram uma vida toda ao serviço público, no momento de usufruir com dignidade e qualidade a vida, após o cumprimento da sua jornada laboral, muitos deles não conseguiram atingir o bem estar social e precisam “se esforçar” para garantir a comida, a moradia e muito raramente dar conta de pagar pela assistência médica (GEAP cada vez mais cara e sem um atendimento condizente), pois não há reajustes que acompanhem o ritmo da economia e da inflação.

Após a Reforma Previdenciária a situação ficou ainda mais complicada, pois houve um aumento do tempo para trabalhar e contribuir por mais tempo, como também o aumento da idade para se aposentar. Muitos direitos foram perdidos dando lugar ao retrocesso.

Diante dos fatos, é difícil encontrar motivos para comemorar o Dia da Previdência Social e o Dia Nacional do Aposentado, por isso, o SINSSP-BR chama a atenção para que a data seja lembrada não só neste dia, mas todos os dias do ano.

Esperamos em breve gritar com dignidade por um viva a Previdência Social e dar um viva aos aposentados do INSS!