Créditos: Gregi69/istock

Com a disseminação da variante considerada a mais contagiosa do novo coronavírus, ômicron, os especialistas em saúde estão intensificando as recomendações sobre o uso de máscaras como umas das principais medidas para conter a pandemia.

Essa forma de combater o vírus foi estudada e as análises comprovaram que é a forma muito eficaz de proteção contra a doença. Os pesquisadores descobriram que a proteção facial, usada de forma correta, é capaz de reduzir a incidência de uma infecção em 53%. Dessa forma, o conjunto de ações como o uso de máscara, distanciamento social e a lavagem correta das mãos ainda são necessários para conter o avanço do novo coronavírus, além do contágio de outras doenças como o H3N2, por exemplo.

A COVID-19 é transmitida por pequenas gotículas que carregam o vírus expelidas por pessoas infectadas por meio da respiração, da tosse, da fala, espirros e a contaminação se dá pelo contato com as nossas vias aéreas (nariz, boca e orelha). Daí a importância da proteção que as máscaras oferecem, pois protege o indivíduo e também o seu próximo.

Para ser eficiente, a máscara precisa cobrir o nariz e a boca e estar bem encaixada no rosto para que não permita a passagem de ar. As máscaras que proporcionam maior proteção são as do tipo N95 ou a PFF2. As máscaras cirúrgicas descartáveis e os respiradores como as KN95 também oferecem uma melhor proteção. Porém, as máscaras caseiras, confeccionadas em tecido, são as que menos protegem quando estamos expostos ao contágio.

Como usar a máscara corretamente?

Não basta usar a máscara que oferece a melhor proteção contra a COVID-19 ou outras doenças se ela não for usada da forma correta, não é mesmo?

Para que a eficácia do uso da máscara seja alcançada é preciso antes de tudo higienizar as mãos antes de manusear a máscara e verificar se ela está em bom estado para uso. Coloque-a ao rosto e certifique se está cobrindo o nariz, a boca e o queixo sem deixar espaços vazios nas laterais da face.

Evite tocar na máscara, troque ao perceber que ela está úmida ou molhada (normalmente isso acontece após 2 horas seguidas de uso). Faça a higiene das mãos antes e depois do manuseio tocando sempre nos elásticos, nunca no material de proteção.

Usar a máscara é a melhor forma de combater a COVID-19. Dessa forma, o SINSSP orienta os servidores a usarem as máscaras que oferecem a maior proteção (PFF2 ou N95), especialmente quando estiverem em seus locais de trabalho, pois trabalharmos em um local com alto índice de exposição: agências lotadas, deficiência na higienização dos locais de trabalho, pouco distanciamento entre um guichê e outro, servidores e segurados que utilizam os transportes públicos que frequentemente estão lotados, atendimento de pessoas doentes (inclusive de COVID-19) ou de acompanhantes expostos às enfermidades do beneficiário representado, etc.

Se proteja! E ajude a proteger os seus colegas de trabalho, sua família e amigos. Use a máscara certa e de forma correta!