Créditos: Imprensa SINSSP

É público e notório que há falta de servidores no INSS é alarmante, mas agora existe uma manifestação do TCU mostrando que esse descaso do governo Bolsonaro para com o INSS causa prejuízos a nação e ao erário.

Esse estudo do Tribunal de Contas da União aponta que se um processo administrativo cumprisse um rito normal, com um número de servidores suficiente para evitar o represamento dos pedidos de benefícios, custaria muito menos aos cofres públicos, pois evitaria o pagamento de atrasados com correção e juros, sem falar quando o processo se arrasta para o judiciário e os custos aumentam exponencialmente.

Até quando esse governo despreparado vai continuar prejudicando a população e causando prejuízo ao Estado brasileiro?

Desde 2014 que o TCU alerta para o problema da falta de servidores no INSS, o último concurso foi realizado no ano de 2015, de lá pra cá o quadro de servidores só foi diminuindo, muitos servidores aposentaram (conforme o previsto no relatório do TCU), alguns faleceram, outros pediram exoneração e hoje o INSS está com o quadro muito reduzido e insuficiente para atender as demandas existentes.

Além disso, o governo parou de investir no parque tecnológico, estamos com computadores defasados e obsoletos, a última grande compra foi feita na década passada e no governo Dilma.

Também merece destaque a falta de atualização da legislação previdenciária, a reforma efetuada com a PEC103 alterou a maioria dos benefícios e direitos dos segurados, mas a administração do INSS ainda não providenciou a atualização dos sistemas e da legislação, dificultando a vida dos servidores, que trabalham sem a devida segurança legal e sem qualquer suporte, com isso muitos pedidos de aposentadoria ficam sobrestados aguardando que um dia o governo se digne a pensar na população.

É urgente que a sociedade cobre do presidente da república, dos deputados federais e senadores uma tomada de atitude, é preciso recuperar o quadro de servidores do INSS, um grande concurso precisa ser realizado, para recompor a Carreira do Seguro Social e assim desafogar as filas pela espera de um benefício do INSS, amparar a população que aguarda por sua pensão, aposentadoria, benefício por incapacidade ou mesmo por um benefício assistencial.

O SINSSP convoca a toda categoria a ficar atenta às mudanças que estão acontecendo no órgão e acompanhar as informações através dos nossos canais, pelo site: sinssp.org.br, no Facebook pelo @Sinssp.oficial, no Twitter pelo @Sinssp_oficial e no YouTube pelo SINSSP oficial.

Aproveite e faça também o seu cadastro para receber os boletins informativos do SINSSP pelo Whats”App mandando um “Quero ficar informado” para (11) 98932-9730 ou pelo e-mail através do site do sindicato.