Assembleia da SPPREV mantém Estado de Greve
Os trabalhadores da SPPREV realizaram, na quinta-feira (28/05), uma assembleia presencial na sede da Autarquia para discutir as próximas ações de luta para evitar a extinção do cargo de técnico.
Durante a reunião, foram apresentados novos alertas sobre o avanço do projeto que prevê o fim da carreira de Técnico em Gestão Previdenciária. O texto segue tramitando sob total sigilo, sem debate com a categoria e sem acesso público. Atualmente, o projeto está na Secretaria de Gestão e Governo Digital e já passou por alterações desde sua última apresentação, realizada em setembro de 2025, no auditório da Secretaria da Fazenda.
Desde então, o documento não foi mais disponibilizado aos trabalhadores. As mudanças realizadas foram justificadas pela Direção da SPPREV como necessárias para adequação às “diretrizes governamentais”. Na última reunião com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas, foi confirmada oficialmente a intenção de extinguir a carreira dos técnicos. O projeto já se encontra na SGGD como minuta, ainda sem assinatura.
A diretoria do SINSSP-BR esclareceu que, assim que a minuta for assinada e oficializada, o departamento jurídico do Sindicato terá base legal para ingressar com ações judiciais.
A extinção da carreira de Técnico em Gestão Previdenciária pode resultar na perda de perspectivas de progressão e valorização salarial, redução de direitos e benefícios, enfraquecimento da estrutura de atendimento e gestão da SPPREV, além da sobrecarga e impacto negativo também sobre os analistas, que perderiam apoio técnico que é essencial.
Durante a assembleia, os representantes da categoria reforçaram que a luta deve ser coletiva, envolvendo técnicos e analistas e que os trabalhadores não podem ceder à cultura do medo ou da perseguição. A reunião também reforçou a necessidade de mobilização conjunta entre técnicos e analistas para impedir retrocessos na estrutura de carreira da autarquia.
Foi realizada a leitura das atribuições previstas na Lei Complementar nº 1.058/2008, que institui o Plano de Carreiras da SPPREV. A lei define claramente as funções de Analistas (Art. 6º) e Técnicos (Art. 7º), reforçando que cada carreira possui responsabilidades específicas e complementares, tais como:
Artigo 6° - Aos integrantes da carreira de Analista em Gestão Previdenciária incumbe:
I - Analisar, acompanhar e instruir processos de concessão, pagamento, cadastro e informações de aposentadorias e pensões do conjunto de servidores públicos e militares do Estado de São Paulo;
II - Planejar, implantar e avaliar as ações voltadas às atividades relativas ao Regime Próprio de Previdência no âmbito do Estado de São Paulo, propondo as adequações necessárias;
III - Planejar, implantar, coordenar e avaliar ações voltadas ao atendimento e orientação aos segurados ativos, inativos, pensionistas e dependentes, zelando pela manutenção e atualização do cadastro previdenciário;
IV - Coordenar as atividades de suporte ao gerenciamento das atividades corporativas da SPPREV, no que se refere aos serviços administrativos, logísticos, de infra-estrutura e de suprimentos;
V - Coordenar, acompanhar e avaliar as atividades de gestão de recursos humanos, gestão orçamentária, financeira, patrimonial, análise contábil, auditoria contábil, despesas de pessoal, cálculos judiciais, política de investimentos da entidade e gestão da tecnologia e sistemas de informação.
Artigo 7° - Aos integrantes da carreira de Técnico em Gestão Previdenciária incumbe:
I - Prestar atendimento aos segurados do Regime Próprio de Previdência do Estado de São Paulo;
II - Executar as atividades administrativas no processo de concessão e pagamento de aposentarias e pensões;
III - Executar as atividades de apoio relacionadas à administração e gestão da SPPREV;
IV - Executar quaisquer outras atividades de apoio às atribuições do Analista em Gestão Previdenciária.
Essa base legal será fundamental para orientar a atuação dos trabalhadores durante o Estado de Greve.
Quais são as reivindicações dos trabalhadores da SPPREV?
Os trabalhadores da SPPREV lutam por três pontos essenciais que garantem a sua sobrevivência enquanto carreira:
- Transparência total e acesso ao do projeto que trata sobre a reestruturação da carreira na SPPREV;
- Abertura de diálogo e debate com a categoria antes de enviar à Alesp;
- Defesa da manutenção da carreira de Técnicos em Gestão Previdenciária.
- Formalização oficial, pela direção da SPPREV, das atividades atribuídas a técnicos e analistas, conforme a legislação vigente.
Deliberações da assembleia
A assembleia presencial dos trabalhadores da SPPREV deliberou as seguintes ações:
- Manutenção do estado de greve - Assim que o SINSSP-BR comunicar oficialmente a SPPREV, os técnicos passarão a executar somente as atividades previstas na Lei Complementar 1.058/2008, o que garante segurança jurídica aos trabalhadores. O Sindicato esclareceu que a greve ainda não pode ser instaurada, pois não há objeto legal para isso no momento. Quando houver, a categoria deliberou que entrará em greve.
- Criação de comitês por setor - Serão criados comitês internos para mapear as funções de cada setor e, em seguida, orientar os trabalhadores das atividades que devem ser feitas, em conformidade com a LC 1.058/2008. Trabalhadores poderão se voluntariar para ajudar nos comitês até o dia 03/06.
- Organizar a Operação Padrão quando os dados e orientações forem finalizadas.
- O Sindicato vai produzir bottons para uso dos trabalhadores durante o Estado de Greve.
- Uma nova assembleia presencial será realizada na segunda quinzena de junho, quando o SINSSP-BR já terá resposta do ofício enviado à SPPREV solicitando a formalização das atividades.
- A categoria também decidiu que toda última quinta-feira do mês haverá reunião presencial para alinhar ações e acompanhar o andamento da mobilização.
A defesa da carreira dos técnicos é uma pauta que impacta toda a estrutura da SPPREV e o atendimento aos segurados do Estado de São Paulo. A assembleia reforçou que a mobilização exige união, firmeza e participação ativa de todos os trabalhadores — técnicos e analistas — para enfrentar os riscos que o projeto representa.
Filie-se ao SINSSP-BR clicando aqui. Seu apoio é fundamental para continuarmos a lutar por esta e por tantas outras demandas importantes. Sua participação é a força do sindicato!
ATENÇÃO TRABALHADORES DA SPPREV
O SINSSP-BR convoca TODOS os trabalhadores da SPPREV para participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PRESENCIAL, na sede da São Paulo Previdência: Rua Rangel Pestana, 300.
PAUTA: Ações para evitar a extinção do cargo de Técnico em Gestão Previdenciária.
Data: 28/05/2026 às 10 Horas
A sua participação é muito importante. Estamos te esperando!
Confira abaixo a mensagem do Presidente do SINSSP-BR:
Trabalhadores da SPPREV reforçam estado de greve e cobram respostas do governo
Os trabalhadores da São Paulo Previdência realizaram, na quinta-feira (19), uma Assembleia Geral Extraordinária em formato virtual. O encontro teve como objetivo discutir as respostas enviadas pela SPPREV e pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) aos ofícios sobre a pauta de reivindicações, além de ratificar o estado de greve aprovado anteriormente e definir novas estratégias de mobilização.
Durante a reunião, foi analisada a resposta da presidente da SPPREV à pauta de reivindicações. Embora ela tenha abordado ponto a ponto no documento e destacado que questões orçamentárias dependem de aspectos legais e do Executivo, os trabalhadores consideraram as respostas insuficientes e evasivas
Em relação à SGGD, não houve qualquer retorno. Diante do silêncio da secretaria, a assembleia aprovou o envio de um ofício à Casa Civil solicitando, com urgência, uma audiência para apresentar os motivos da mobilização e reforçar a pauta da categoria
Paralelamente, o sindicato, por meio de representantes dos trabalhadores, tem buscado apoio de parlamentares comprometidos com a causa da SPPREV. Entre os avanços, o deputado Roberto Faria de Sá encaminhou ofício à SGGD, enquanto a deputada Mônica Seixas ofereceu uma moção de apoio a ser votada em plenário, além de se comprometer a realizar um discurso em defesa dos trabalhadores e oficiar a SGGD pedindo uma reunião.
O departamento jurídico do SINSSP-BR também avalia a possibilidade de apresentar uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho.
Próximas ações do SINSSP
- Uma nova assembleia virtual foi agendada para o dia 8 de abril.
- Haverá nova manifestação no dia 1º de abril na Avenida Rangel Pestana
- A manifestação do Fórum dos Servidores Estaduais, inicialmente prevista para 20 de março, foi adiada para 10 de abril.
O SINSSP-BR orienta os trabalhadores a acompanharem os canais oficiais de comunicação para se manterem informados sobre os próximos passos da mobilização e o andamento da pauta de reivindicações.
Filie-se ao SINSSP-BR clicando aqui. Seu apoio é fundamental para continuarmos a lutar por esta e por tantas outras demandas importantes. Sua participação é a força do sindicato!
Convocação para Assembleia virtual com os trabalhadores da SPPREV
O SINSSP-BR convoca todos trabalhadores da SPPREV, filiados e não filiados, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária Virtual, que será realizada no dia 19 de março, às 18h45 em primeira convocação e às 19h em segunda convocação.
A assembleia virtual pautará os seguintes pontos:
- Discussão das respostas apresentadas pela presidenta da SPPREV, Dra. Marina Brito Battilani , a respeito do Ofício protocolado na Autarquia, onde o SINSSP pede respostas item por item sobre a pauta de reivindicações da SPPREV, protocolada no dia 10/02/2026 e tratadas em reunião no dia 27/02/2026 e da resposta da SGGD sobre o Ofício protocolado, onde o SINSSP pede audiência e informa sobre o Estado de Greve na SPPREV;
- Ratificar a decisão da assembleia do dia 11/03/2026 sobre o Estado de Greve, caso as respostas sejam insatisfatórias e;
- Eventual decisão sobre GREVE dos trabalhadores da SPPREV.
Para participar da Assembleia Geral Extraordinária Virtual é necessário fazer inscrição prévia. O prazo de inscrição encerra-se, impreterivelmente, às 14 horas do dia 19/03, após o prazo o formulário NÃO será reaberto. O link da sala será enviado para o e-mail informado uma hora antes da assembleia virtual. A reunião ocorrerá na plataforma Google Meet.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI
Participe! A sua presença é muito importante.
Filie-se ao SINSSP-BR clicando aqui. Seu apoio é fundamental para continuarmos a lutar por esta e por tantas outras demandas importantes. Sua participação é a força do sindicato!
Em assembleia, trabalhadores da SPPREV aprovam estado de greve
Os trabalhadores da SPPREV realizaram Assembleia Geral Extraordinária, na quarta-feira (11), em formato virtual, para discutir as respostas da Presidente da São Paulo Previdência, Dra Marina Battilani, sobre a pauta de reivindicação da categoria, entregue na reunião do dia 27/02 pelo SINSSP-BR e representantes da categoria.
No documento, a presidência respondeu de forma evasiva à pauta de reivindicações dos trabalhadores, informando que não tinha prerrogativa para resolver certas questões que exigiriam mudanças orçamentárias ou legais.
Diante disso, a discussão seria levada à Procuradoria da Secretário de Gestão e Governo Digital de São Paulo (SGGD) com um tom de negociação mais intensificado.
Os trabalhadores da SPPREV aprovaram, por unanimidade, o estado de greve, para sinalizar a insatisfação geral da categoria, juntar forças e aumentar a pressão para negociar as pautas de reivindicação, principalmente sobre a instauração da mesa de negociação permanente, discussão da reestruturação da carreira, acesso total ao processo administrativo específico em curso, que tramita sem o conhecimento da categoria, e o dissídio coletivo.
O SINSSP-BR vai providenciar o envio dos ofícios notificando o estado de greve dos trabalhadores da São Paulo Previdência à SPPREV e à SGGD, estipulando um prazo de 48 horas para resposta de cada item da pauta de reivindicação.
Os presentes também aprovaram a participação dos trabalhadores no ato organizado por centrais representativas dos servidores estaduais, que estão organizando um protesto no dia 20 de março, visando unir as categorias em busca de reajuste salarial.
Também foi aprovada a data da próxima assembleia virtual que será no dia 19 de março, às 19h, com primeira chamada às 18h45.
Clique aqui para ter acesso à pauta de reivindicação dos trabalhadores da SPPREV.
Clique aqui para ter acesso a resposta da SPPREV sobre a pauta de reivindicação entregue.
Filie-se ao SINSSP-BR clicando aqui. Seu apoio é fundamental para continuarmos a lutar por esta e por tantas outras demandas importantes. Sua participação é a força do sindicato!
Assembleia virtual SPPREV: pautas essenciais da categoria serão encaminhadas nesta data
O SINSSP-BR convoca todos trabalhadores da SPPREV, filiados e não filiados, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária Virtual, que será realizada no dia 11 de março, às 18h45 em primeira convocação e às 19h em segunda convocação.
A assembleia virtual pautará os seguintes pontos de pauta:
- Discussão das respostas apresentadas pela presidenta da São Paulo Previdência, Dra. Marina Brito Battilani, sobre a pauta de reivindicações da SPPREV, protocolada no dia 10/02/2026 e tratadas em reunião no dia 27/02/2026 e;
- Eventual instauração do Estado de Greve na categoria dos trabalhadores da SPPREV, caso as respostas sejam insatisfatórias.
É necessário fazer inscrição prévia para participar da Assembleia Geral Extraordinária Virtual. O prazo de inscrição encerra-se, impreterivelmente, às 14 horas do dia 11/03, após o prazo o formulário NÃO será reaberto. O link da sala será enviado para o e-mail informado uma hora antes da assembleia virtual.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI
Participe! A sua presença é muito importante.
Filie-se ao SINSSP-BR clicando aqui. Seu apoio é fundamental para continuarmos a lutar por esta e por tantas outras demandas importantes. Sua participação é a força do sindicato!
SINSSP-BR convoca filiados para assembleia virtual
O SINSSP-BR convoca todos os filiados, do INSS e SPPREV, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá no dia 29/01, às 17h30 (primeira chamada) e 18h (segunda chamada) para a aprovação da alteração estatutária e demais assuntos de interesse dos filiados.
É necessário fazer inscrição prévia para participar da Assembleia Virtual. Todos os filiados deverão preencher o campo do e-mail pessoal e/ou particular, especialmente os servidores do INSS, pois no dia 29/01 o e-mail institucional poderá não estar funcionando devido a parada de sistema programada do Instituto.
O prazo para os filiados se inscreverem encerram-se, impreterivelmente, às 12 horas do dia 29/01, após o prazo o formulário NÃO será reaberto. O link da sala será enviado para o e-mail informado uma hora antes da assembleia virtual.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI
Participe! A sua presença é muito importante.
SINSSP-BR convoca trabalhadores da SPPREV para assembleia virtual
O SINSSP-BR convoca todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores da São Paulo Previdência para participarem da Assembleia Virtual, que acontecerá na próxima quarta-feira, 10/12, às 18h30 (primeira chamada) e 19h (segunda chamada) para a aprovação da pauta de reivindicação da categoria.
É necessário fazer inscrição prévia para participar da Assembleia Virtual. O prazo para os trabalhadores se inscreverem encerram-se às 12 horas do dia 10/12. O link da sala será enviado para o e-mail informado uma hora antes.
Participe! A sua presença é muito importante.
Clique aqui e faça a sua inscrição para a assembleia virtual.
Filie-se ao SINSSP-BR clicando aqui. Seu apoio é fundamental para continuarmos a lutar por esta e por tantas outras demandas importantes. Sua participação é a força do sindicato!
Trabalhadores da SPPREV aprovam frentes de ação e buscam apoio parlamentar
O SINSSP-BR realizou uma nova assembleia nesta terça-feira (03), desta vez em formato virtual, com os trabalhadores da SPPREV para aprovar novas ações da luta da categoria por uma reestruturação de carreira e valorização dos funcionários.
No início da assembleia, foi feita uma síntese das discussões da reunião anterior, ocorrida em 23/05, destacando a importância da participação de todos no processo de negociação.
Como resultado, foram aprovadas duas frentes de ação: uma interna, voltada para a direção da São Paulo Previdência, e outra externa, visando apoio parlamentar.
Internamente, será cobrado resposta dos ofícios já enviados, também será feito uma retificação dos nomes dos técnicos e analistas eleitos para o grupo representativo da categoria. Essa comissão terá autoridade para negociar diretamente com a gestão e atuará como canal oficial na transmissão das informações do projeto à categoria, assegurando transparência e representatividade no processo.
A assembleia virtual também deliberou o envio de mais dois ofícios: um para a direção da SPPREV, questionando a ausência de representantes dos trabalhadores no Conselho, e outro para a SGGD, reiterando os questionamentos feitos à presidente Marina Battilani.
Externamente, os trabalhadores irão se reunir para preparar um dossiê explicando a importância e a complexidade do trabalho realizado pelos funcionários que será entregue na Alesp com o objetivo de buscar apoio parlamentar.
Caso as negociações não avancem, um movimento paredista não está descartado.
Construção da comunicação com os trabalhadores
Para aprimorar a comunicação entre os trabalhadores, foi aprovada a criação de um grupo de WhatsApp exclusivo para discussão das pautas relacionadas ao tema. Além disso, o grupo representativo estuda outras estratégias para fortalecer o diálogo com a base, garantindo troca de informações e sugestões ao longo do processo.









