Créditos: Imprensa SINSSP

O SINSSP e o Consórcio de Sindicatos do Seguro e Seguridade Social da CUT participaram de uma reunião com a área de gestão de pessoas e dentre os tópicos discutidos foi abordada a questão da falta de servidores no INSS. Estavam presentes a diretora de gestão de pessoas substituta, Sandra Luna, os gestores da área e o presidente do Sindicato, Pedro Totti, juntamente com a diretora da pasta Secretaria Geral, Vilma Ramos.

Não é de hoje que a pauta sobre a falta de servidores para trabalhar no INSS tem sido discutida e amplamente divulgada pela mídia. O déficit de funcionários é apenas um item do leque de problemas que a Instituição enfrenta devido ao desmonte que vem sofrendo desde o Governo Temer, pela diminuição do quadro de servidores ativos, tendo em vista a falta de realização de concurso público.

O problema continua se arrastando e a fila de benefícios represados não para de crescer, já se soma mais de 7 milhões de brasileiros e brasileiras aguardando pela análise do benefício que deu entrada.

Em 2022 foi realizado um concurso público ofertando mil vagas para o INSS e pela Legislação o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, tem a prerrogativa de autorizar 25% do Cadastro de Reserva (CR), o que corresponde a 250 novas vagas.

De acordo com as informações obtidas na reunião, a nota técnica solicitando autorização para o chamamento desses 250 aprovados que estão no cadastro de reserva já foi encaminhada para o ministro para autorização e chamamento.

O SINSSP e o Consórcio de Sindicatos do Seguro e Seguridade Social da CUT reivindicou a chamada do total do cadastro de reserva, no entanto foi informado pela diretora de gestão de pessoas substituta, Sandra Luna, que o restante do CR do concurso necessita de suplementação orçamentaria e autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

É urgente que o quadro de servidores do INSS seja recomposto. O Sindicato reafirma a sua posição de que sem concurso público, investimento em tecnologia e uma gestão qualificada dificilmente atingiremos a qualidade na prestação de serviços.