Créditos: Foto: Sinssp
Em reunião na GEAP, o sindicato levantou a questão sobre a possibilidade do convênio estadual, a saída da SABESPREV e cobrar medidas para o descredenciamento de alguns serviços no Hospital São Camilo.

SINSSP se reuniu com a GEAP, na última quarta-feira, 06, para captar mais informações sobre o processo de credenciamento do Hospital São Camilo, sobre o convênio estadual e fim do SABESPREV.

Em novembro do ano passado o Sindicato se reuniu com a GEAP após receber reclamações de vários servidores informando que o atendimento no Hospital São Camilo estava suspenso e que supostamente o plano de saúde dos servidores havia sido descredenciado deste local. Como medida para assegurar o direito dos trabalhadores do INSS e averiguar o que de fato ficou resolvido, o SINSSP procurou novamente a operadora para discutir o assunto e pedir esclarecimentos ao Dr. Roberto Theophile Jacob, Gerente Estadual da GEAP, pelas divergências na divulgação da informação que foi passada ao SINSSP e à Superintendência do INSS – SR1.

Para o sindicato, a GEAP informou que o hospital estava com atraso na informação dos gastos por ter ficado um valor alto e que o mesmo precisava ser estudado. Já para a SR1, a explicação emitida foi de que o problema estava relacionado a valores, onde a GEAP não estava aceitando o valor cobrado pelo credenciamento do hospital.

O Dr. Roberto se explicou e disse que talvez não tenha se expressado bem e que não consegue entender o porquê do Hospital São Camilo ter tomado a decisão de descredenciar alguns serviços prestados à GEAP e que em várias reuniões deixou claro que não há motivos para o prestador ter algum tipo de insegurança com a operadora de saúde, pois desde 2017 o pagamento ao hospital era feito antecipadamente. Desta forma, o gerente da GEAP afirma que este tipo de condição de pagamento é uma prova de segurança política financeira à empresa ao realizar os pagamentos antes da data prevista em contrato.

O Gerente Estadual também explicou que encerrou o ano de 2017 com a renegociação de contratos, depois, em 2018, com a “dança das cadeiras” na diretoria da GEAP e boatos circulando entre a mídia e associados do plano de que ela estaria quebrando.  Fatos que ocasionaram instabilidade no mercado e negativou a imagem da empresa.

Porém, segundo informações do Dr. Roberto, na atual gestão da operadora os pagamentos são feitos antecipados e por isso não há motivos para preocupação e que os balancetes são publicados no site da empresa, o que comprova que os resultados são positivos e que as contas são pagas em dia.

Em contrapartida, a GEAP está negociando diretamente com os médicos que prestam atendimento no São Camilo, o credenciamento da rede de atendimento Nodre Dame, além de negociações que estão em andamento com centros clínicos e outras alternativas de qualidade para que o São Camilo não faça falta aos beneficiários do plano de saúde.

O SINSSP aproveitou a reunião e perguntou sobre a situação do plano estadual, pois segundo informações obtidas pelo sindicato há 14 estados com este tipo de plano, que é interessante para o servidor do INSS aqui de São Paulo.

O Dr.  Roberto informou que a decisão de ter ou não o plano estadual compete ao órgão superior de gestão da GEAP, que neste caso é o CONADE. Os estudos são feitos nas esferas administrativas, mas é submetido ao CONADE. Como alternativa, disse que está indo para Brasília e que levará este assunto para ser discutido lá.

SABESPREV

A saída da SABESPREV da carteira de fornecedor de saúde da GEAP ocorrerá no dia 19 de março e pegará todos os beneficiários de surpresa. A partir desta data as carteirinhas irão perdendo a validade gradativamente e os beneficiários passarão a usar somente a carteirinha da GEAP na hora do atendimento nas redes credenciadas.

A GEAP está negociando diretamente com os médicos novos credenciamentos e casos de descredenciamentos. Por conta da saída da SABESPREV serão analisadas as demandas pendentes para resolução caso a caso. Para o gerente da operadora, é preciso lutar para melhorar a imagem da empresa e levantar a autoestima do beneficiário, por isso está buscando novos parceiros para garantir a qualidade no atendimento do paciente.

Sobre o credenciamento da Clínica Focus, tema abordado pelos servidores de Piracicaba ao sindicato, a Gerente de Serviços, Luciana Bastos, informou que não consegue o credenciamento porque não há demanda para atendimento e por isso a clínica não mostra interesse em ter a GEAP na cartela de clientes da empresa. Ainda segundo ela, a operadora de saúde está tentando expandir outras redes para atendimento e posteriormente haverá tentativa na Santa Casa.

Para o Dr.  Roberto, A GEAP está em busca de novas opções em redes de atendimento e prestadores médicos que ofereçam uma saúde qualitativa aos seus beneficiários, além de oferecer outras opções para garantir uma qualidade de vida paralela ao serviço médico, como é o caso das atividades físicas como prevenção de doenças e combate ao sedentarismo, tudo oferecido gratuitamente aos pacientes.

Serviço

Se você é associado da GEAP e também filiado ao SINSSP e estiver com dificuldades para resolver algum problema relacionado ao atendimento com a operadora de saúde, entre em contato pelos canais de atendimento do sindicato, para relatar o que está acontecendo, sua diretoria tentará mediar uma solução para o seu problema junto ao órgão.

O SINSSP é o único sindicato que tem a carta sindical e só ele pode representar os servidores públicos do INSS legalmente, por isso é importante que você servidor, envie suas sugestões, dúvidas e/ou críticas ao plano da GEAP.

Clique aqui e veja a relação de hospitais e centros clínicos do Grupo Notre Dame Intermédica Saúde e DASA.

 

Fonte:Sinssp