Sinssp esteve presente na reunião de Diretoria de Atendimento do INSS para lançamento e exposição do projeto.

 

A Diretoria de Atendimento do INSS convidou a CNTSS para reunião de apresentação do projeto INSS Digital, no último dia 11, em Brasília (DF), e o SINSSP esteve presente através dos representantes Valdir Sabino e David Gomes da Silva, junto com o Presidente da CNTSS, Sandro e o Diretor Bonifácio.

Durante a exposição, foi ressaltado pelos representantes que embora a tecnologia seja bem vinda como mais um canal a ser utilizado pelos segurados, ainda está aquém de suprir as necessidades do Instituto em prestar um bom atendimento à população e dar segurança aos servidores.

Na reunião, foi ressaltada a necessidade de mais concursos devido à expectativa de mais de três mil servidores virem a se aposentar neste ano de 2017, pela característica dos usuários dos serviços do INSS e para suprir a demanda que o novo serviço acrescentará, além da complexidade da análise dos direitos.

Houve questionamentos à Diretoria de Atendimento sobre vários pontos do projeto que não estão claras com as melhorias tanto em sistemas, quanto na prestação do serviço e principalmente na segurança em todos os níveis, assunto que se faz necessário conforme entendimento do Sinssp.

Durante a reunião, foi lembrada a necessidade de investimento em infraestrutura, tais como monitores, digitalizadores, servidores e aumento da velocidade de internet para agências, muito além da realidade do projeto inaugurado.

O INSS Digital será mais um canal que pode facilitar a entrada de requerimentos, mas, não resolve a problemática de agilizar as resoluções dos processos e precisa ser amplamente discutido com todos os setores envolvidos.

Na oportunidade, foi cobrada uma posição da Dirat, em relação ao que vem dizendo a Associação Nacional dos Médicos Peritos, que irão denunciar os servidores administrativos que fizerem o encaixe de perícia, mesmo sendo esse expediente legal e o sistema permitir. Os Médicos Peritos tem todo o direito de reivindicar seus pleitos, é legitimo, mas ameaçar outros trabalhadores por estar cumprindo o que diz a legislação e as normas está tentando interferir nas relações de trabalho, jogando trabalhador contra trabalhador.

E, por fim, foi pedida uma definição de norma clara que define o fechamento das APS’s pelo menos uma vez ao mês para reuniões técnicas entre servidores e chefias. Dirat acenou que está providenciando a norma para regularizar essa situação.

 

 

Fonte:Sinssp