Créditos: Reprodução
Ginecologista alerta para os cuidados com as mamas e o sucesso do tratamento com o diagnóstico precoce.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois apenas do câncer de pele não melanoma e corresponde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

O ginecologista Patrick Bellelis explica que o diagnóstico precoce aumenta em média 90% as chances de cura. “O mês de outubro é extremamente importante para conscientizar as mulheres sobre ter uma rotina do autoexame das mamas. O recomendado é que seja feito uma vez por mês de três a cinco dias após o início da menstruação ou, em mulheres com menopausa, o exame deve ter uma data fixa todos os meses para ser realizado”, completa Bellelis.

Dr. Patrick ensina o passo-a-passo para realizar o autoexame das mamas:

  • Sem roupa e em frente a um espelho observe os seios com os braços abaixados ao lado do corpo;
  • Em seguida, levante os braços e coloque as mãos na cabeça e olhe atentamente se há alguma alteração no contorno dos mamilos;
  • Com as mãos na cintura, pressione a região e inspecione se há mudanças no formato das mamas;
  • Erga a mão direita e coloque-a atrás da cabeça. Com a outra mão, apalpe cuidadosamente toda a mama direita. Faça o mesmo com a mama esquerda;
  • Deitada, coloque a mão direita atrás da cabeça e deslize os dedos indicador, médio e anelar da outra mão em movimentos circulares pela mama direita. Repita com o outro lado;
  • Por último, pressione o mamilo delicadamente e observe se há presença de secreção.

“Caso haja nódulos ou secreções mamárias, não se preocupe porque isso não significa que exista um tumor. É recomendado buscar o auxílio médico que fará o diagnóstico correto e solicitará exames complementares como a mamografia”, esclarece o ginecologista.

O Outubro Rosa é uma campanha fundamental para lembrar que mulheres acima dos 35 anos precisam manter a periodicidade dos exames clínicos. Por isso, o SINSSP abraça essa campanha com o intuito de levar a informação a todas as servidoras do INSS para que o autoexame seja feito, pois é através dele que aumentam as chances de cura da doença.

Fique atenta, é tempo de prevenir e combater o câncer de mama.

Serviço:

Sobre Dr. Patrick Bellelis

Possui ampla experiência na área de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva. É graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC. Foi residente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e possui título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO. Faz parte da diretoria da SBE (Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva) e é Diretor da Sede da sociedade.

 

Fonte:Dr. Patrick Bellelis, com informações do SINSSP