O mês de julho terminou e o registro de falhas nos sistemas do INSS permaneceram, conforme apuração do período de 21 de julho a 01 de agosto. Mais uma vez o trabalhador ficou prejudicado, sem poder trabalhar, sem o abatimento correto das metas para o final do mês e com a meta ilegalmente majorada, passando por cima do ACORDO DE GREVE DE 2024.
A semana começou sem indícios de falhas nos sistemas, porém na quarta e na quinta vários sistemas essenciais para a execução dos serviços e atendimentos à população apresentaram falhas graves. Vários comunicados de incidentes graves, instabilidades e indisponibilidade foram emitidos pelo INSS.
Já na última semana do mês, justamente no fechamento e no período crítico para o cumprimento das metas mensais dos servidores, houve um colapso nos sistemas.
Em resumo, os servidores do INSS trabalharam 62 dias com os sistemas do INSS caindo ou falhando diariamente. O recorde de funcionamento normal é de apenas 76 dias. Começamos a contagem de falhas de sistemas no dia 10 de março de 2025.
Confira a seguir os dias e períodos em que o servidor ficou sem trabalhar por que o INSS estava sem sistema.
Dia 21/07: sem comunicado de incidente grave.
Dia 22/07: sem comunicado de incidente grave.
Dia 23/07: comunicado de incidente grave para GERID INSS v4, Portal PMF, Portal SPA, Portal SIBE PU e INSS-JUD.
Dia 24/07: servidores reportaram indisponibilidade no CNIS. DTI emitiu comunicado informando atualização nos sistemas de atendimento: Portal de Atendimento do INSS – PAT, SAG, SAG Gestão e GET Gestão.
Dia 25/07: sem comunicado de incidente grave.
Dia 28/07: comunicado de incidente grave para GERID INSS v4 e Portal SPA.
Dia 29/07: comunicado de incidente grave, servidores também reportaram, indisponibilidade no SIBE PU e no PRISMA, sendo que o PRISMA não estava se comunicando com o SUB.
Dia 30/07: comunicado de incidente grave para Portal SPA, PRISMA, Portal CNIS, Portal SIBE PU, GERID INSS v4, Meu INSS.
Dia 31/07: servidores reportaram indisponibilidade no PAT e comunicado de incidente grave para Portal SPA.
Dia 01/08: sem comunicado de incidente grave.
Todos os incidentes reportados pelos próprios servidores impossibilitaram a realização dos trabalhos.
Com o INSS sem sistema os servidores não conseguem trabalhar, nem bater a meta diária.
Filie-se ao SINSSP-BR, clique aqui. Sem o seu apoio, amanhã talvez não estejamos mais aqui para lutar por esta demanda e tantas outras demandas importantes para a carreira. Com a sua participação a força do sindicato cresce e os avanços vêm com mais rapidez.
Fonte: INSS e servidores.


É UMA FALTA DE RESPEITO E EMPATIA COM CORRESPONDENTES QUE DEPEDEM DO SISTEMA DE DESBLOQUEIO PARA CONSIGNAÇÃO. ENTRE 25.08 ATE AHOJE 13.08 O SISTEMA CONTINUA A NÃO FUNCIONAR. PIOR É QUE PEDIMOS AOS CLIENTES PARA IR AO TSE, FAZER UMA NOVA INDENTIDADE E MESMO ASSIM NÃO RESOLVE. ESSE É O NOSSO GANHA PAO, DEPEDEMOS DESSE SISTEMA. QUE DEUS NOS AJUDE NESSE MOMENTO DE ANGUSTIA QUE OS CORRESPONDENTES QUE TRABAÇAHM HONESTAMENTE ESTÃO PASSANDO.