Lideranças reiteram posição contrária ao trabalho presencial neste momento de pandemia e cobram do INSS melhores condições de trabalho, infraestrutura, segurança e capacitação dos servidores.

 

Dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e de seus Sindicatos do setor público federal participam nesta sexta-feira, 10 de julho, às 17 horas, de reunião, por videoconferência, com o presidente da INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim. A reunião é uma demanda apresentada pelos dirigentes na procura de dar continuidade às tratativas sobre os riscos da reabertura das Agências para a saúde dos servidores e segurados neste momento atual da pandemia do novo coronavírus. Este tema tem sido prioritário entre as demandas apresentadas pela Confederação ao INSS. Haverá, ainda, a discussão sobre as demais questões de interesse dos servidores neste período de teletrabalho.

Em reunião realizada com Rolim, em 18 de junho, a preocupação com a segurança foi reiterada e afirmada a necessidade de rever a decisão de abertura das unidades neste momento de crescimento dos casos de contaminação e óbitos por Covid-19, assim como foram cobradas questões como melhorias em infraestrutra, aquisição de equipamentos de proteção individual e coletivos, definição de protocolos de segurança, entre outros cuidados. Na ocasião, foi apresentado o estudo “Protocolo de Segurança – Procedimentos de Prevenção e de Controle da Covid -19 no Trabalho”, resultado de um processo coletivo entre trabalhadores, o professor e médico da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, Oscar B. Coutinho Neto, e o engenheiro químico e de segurança do trabalho, Mário Celso Nunes Iório.

Nesta nova reunião, os dirigentes deverão retomar as cobranças sobre o fornecimento dos equipamentos de segurança individuais e coletivos previstos na Legislação e a adequação dos locais de trabalho. São medidas fundamentais para garantir a segurança não só dos trabalhadores, mas também dos segurados. Será cobrada a instalação do Banco de Pontos proposta na reunião anterior, em junho, que permitirá que o sistema seja atualizado com a pontuação diária dos servidores. Os dirigentes reforçarão a necessidade de que os servidores tenham treinamento antes de serem designados para outras atividades. Outro ponto é que a atividade remota – teletrabalho – seja regulamentada para os servidores que fazem parte das Ceabs RD e Ceabs MANUTENÇÃO, haja vista que são exclusivos das Centrais, não havendo necessidade de estarem nas APS. A Confederação insiste que o INSS assegure o fornecimento da estrutura necessária para os servidores trabalharem remotamente: equipamentos, internet etc.

Participam da reunião Sandro Alex de Oliveira Cezar – Presidente da CNTSS/CUT (anfitrião da CNTSS), Vilma Ramos – SINSSP, João Torquato dos Santos – Sindprev DF,  Deivid Christian dos Santos – Sindsprev SE, José Gustavo Araújo de Arruda – Sindprev PE, Sérgio de Araújo Fonseca – Sindprev PB, Edvaldo Santa Rita – Sindprev BA, George Rolim de M. Filho – Sindprev AL, Gina Mise da Silva Sampaio – Sintsprev MA,  Silvio de Andrade Neto – Sintsprev MS, Terezinha de Jesus Aguiar – SINTFESP GO/TO.

 

Fonte:José Carlos Araújo/Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT