A votação na plataforma Brasil Participativo referente ao Plano Plurianual (PPA), que estabelece os programas e metas do governo e que houve a inserção da participação da população para formular e votar em projetos importantes para os brasileiros, terminou na última sexta-feira (14).
Foram apresentadas 8176 propostas no Brasil Participativo e mais de 1 milhão de pessoas votaram em várias pautas que julgaram importantes e prioritárias para o futuro do país.
Pela previdência social, a proposta de Carreira Típica de Estado (CTE), enviada pela Frente de Servidores da Base do INSS, encabeçado pela servidora Miúcha Carvalho Cicaroni, ficou na 12° colocação geral e em 2° na colocação temática denominada Previdência Social.
Desta forma, o SINSSP vem em nota parabenizar a servidora Miúcha que dedicou o seu tempo para inscrever a proposta de CTE no PPA e os integrantes da Frente de Servidores que abraçaram a iniciativa e ajudou na votação divulgando a proposta.
O Sindicato também agradece os servidores do INSS e todos que participaram, votaram e divulgaram o link da plataforma para votação.
Embora as 5 propostas mais votadas sejam apresentadas no 3° Fórum Interconselhos, as pautas mais votadas dentro de cada temática serão encaminhadas para os respectivos ministérios para apreciação.
Este foi um grande passo e serviu para demonstrar que a categoria está lutando pelo fortalecimento da carreira e melhoria das condições de trabalho, além da valorização do INSS, que presta um serviço relevante para toda a população e que precisa de ferramentas para continuar prestando um atendimento de qualidade para todos os brasileiros.
Cabe destacar que a participação popular no PPA foi retomada neste ano, com a volta do Presidente Lula ao poder, onde há uma preocupação em ouvir a população e os trabalhadores.
Durante as desastrosas gestões de Temer e Bolsonaro a participação popular foi simplesmente excluída dos planos de governo, deixando a vontade popular de lado.
O SINSSP apoiou esta proposta, ajudou com uma ampla divulgação no site, em suas redes sociais, grupos de discussão e vai continuar lutando pela reestruturação da Carreira do Seguro Social, para transformá-la em uma Carreira Típica de Estado.
Todos juntos na luta pela valorização da categoria!