Créditos: Imprensa SINSSP

Em greve desde o dia 23 de março, para pressionar o governo de Jair Bolsonaro (PL) a negociar reposição salarial de 19,99%, os servidores e servidoras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram informados na última sexta-feira (15) que terão desconto dos dias parados nos salários. A categoria, que está há cinco anos sem reajuste, mantém o apagão de atendimento nas agências apesar das ameaças.

E em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (18), os servidores ocuparam o gabinete do superintendente do INSS no estado para reafirmar a determinação de manter a greve e exigir negociação.

INSS chama para conversar e faz proposta absurda

A única proposta apresentada pelo governo depois de 27 dias de greve é absurda e, com certeza, será rechaçada pela categoria, disse a diretora da Secretaria-Geral do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo (SINSSP), Vilma Ramos, que está participando de uma reunião virtual chamada de emergência pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano.

Serrano propôs aumento das metas e desconto dos dias parados.

“É uma pseudo-proposta e, com certeza, será rechaçada pela categoria”, disse a dirigente.

“O Ministério da Economia não dialoga com representantes dos servidores, não abre canal de negociação, apresenta uma proposta absurda e ainda dá prazo até às 13h para aceitar ou não”, critica Vilma Ramos.

“A decisão dos servidores do INSS de São Paulo de manter a paralisação apesar do desconto dos dias parados, que vamos lutar para reverter, é a mesma que está sendo tomada em vários estados. A luta pelo reajuste a que temos direito não vai parar”, disse a dirigente.

Com informações da CUT.