Evento acontece em São Paulo nos dias 16 e 17/05 e reunirá lideranças dos setores público federal, estadual e municipal para debater com técnicos e pesquisadores iniciativas contra desmonte do Estado.

Dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social de vários estados participam na quarta e quinta-feira, 16 e 17 de maio, do seminário “Estado, o serviço público e as empresas estatais no desenvolvimento com equidade”. O evento, que acontece em São Paulo, está sendo promovido pela CUT – Central Única dos Trabalhadores, por meio de suas secretárias Geral, Relações de Trabalho e de Comunicação, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, e pretende reunir lideranças dos setores público federal, estadual e municipal para debater sobre os desafios colocados para estes setores tendo em vista as medidas do governo golpista de Temer que retiram direitos dos trabalhadores e levam ao desmonte do Estado brasileiro.

Os trabalhos têm início na quarta-feira, 16/05, pela manhã, com a realização da conferência “Estado, Planejamento e Desenvolvimento – O estatal, o público e o privado no Brasil que queremos”. O desenvolvimento do tema contará com a colaboração do professor dr. Ladislau Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação da PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. No período da tarde, Antônio Augusto Queiroz, assessor parlamentar do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, falará sobre “Planejamento, Orçamento e Tributos após a EC 95 – Uma crítica à austeridade neoliberal”.  Na sequência, o tema “Seguridade Social – A importância e o papel da seguridade para a classe trabalhadora e o conjunto da sociedade” será trabalhado por Eduardo Fagnani – professor doutor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do CESIT – Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho.

A programação do dia 16 conta ainda com o lançamento da campanha nacional “Serviço Público e Estatais de Qualidade”, que pretende dialogar com a sociedade e a classe trabalhadora sobre os processos desencadeados e potencializados pelo governo golpista de privatização e de sucateamento das empresas estatais e dos serviços públicos prestados à sociedade, assim como de intensa precarização das condições e relações de trabalho dos servidores públicos nas três esferas de governo. Um amplo material que deve contribuir com as lutas realizadas pelas entidades cutistas de todo o país. O mote principal, que se estabelece a partir da afirmação que “um Brasil Forte deve ter serviço público e estatais de qualidade”, é um convite para a sociedade lutar contra o desmonte do Estado brasileiro e por seus direitos a serviços e programas de qualidade.

O segundo dia de atividades, 17/05, a programação tem início também pela manhã com as discussões sobre o tema “Educação pública e de qualidade – Os desafios da formação e qualificação no Brasil”, que vai ser ministrado pela profa. Dra. Selma Rocha, representante do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo. Os trabalhos da parte da manhã serão finalizados com a mesa sobre a temática “Privatização e Terceirização nas Empresas Estatais – Impactos para o desenvolvimento e a soberania nacional”. Este assunto terá a colaboração de Denise Mota Dau, representando a ISP – Internacional de Serviços Públicos – Brasil

Para fechar a grade de discussões do Seminário, os coordenadores deixaram o período da tarde da quinta-feira, 17/05, para a realização de uma mesa com os representantes dos Ramos que compõem a Central. O tema “O Serviço Público e as Estatais: Desafios para a organização sindical e as políticas públicas. Organização e propostas do Ramo para a plataforma da CUT” será exposto por Sergio Nobre, Ismael José César, Maria Aparecida Faria, Graça Costa e Roni Anderson Barbosa, representantes da direção nacional da Central.

 

 

Fonte:CNTSS/CUT