Créditos: Reprodução
O governo do estado de São Paulo alertou que as notícias que estão circulando nas redes sociais sobre o cronograma da vacinação contêm informações incorretas e dados antigos.

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (01) que é falsa a informação que está circulando sobre o cronograma das vacinas contra a Covid-19 que serão aplicadas na população paulista.

O SINSSP apurou que a mensagem está sendo compartilhada nos perfis e grupos de WhatsApp contendo informações incorretas. O conteúdo traz dados antigos divulgados pelo governo e até inclui no cronograma as faixas etárias de “00 a 28 anos”, sendo que a vacina ainda não foi testada em menores de idade, ou seja, essa faixa etária ainda não foi incluída no cronograma.

Os criadores do conteúdo falso aproveitaram que o governador divulgou no fim do ano um cronograma inicial que acabou sendo alterado após o recuo de Bolsonaro sobre não usar parte da Vacina Coronavac, imunizante adquirida pela secretaria estadual de saúde pelo laboratório Sinovac, da China. Tal decisão fez com que o governador anunciasse que São Paulo seguirá as datas do cronograma estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Sendo assim, ao contrário do que diz a mensagem falsa, no dia 08 de fevereiro apenas os idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados e não a faixa etária de 75 anos ou mais citada na informação que circula nas redes sociais.

O texto fake ainda divulga o link que foi disponibilizado pelo governo estadual para cadastro da população, porém, conforme alertou o governador, o pré-cadastro não é obrigatório e serve para “agilizar o momento da aplicação da vacina pelo serviço de saúde”, afirmou.

Fique atento e tenha cuidado na hora de compartilhar notícias nas suas redes sociais. É importante checar e verificar se o assunto é realmente verdadeiro e, na dúvida, não compartilhe!

 

Fonte:Uol