Servidor, você sabia que a análise e concessão de aposentadorias e pensões dos servidores federais, entre eles o INSS, está sob a responsabilidade da Central de Análise de Benefícios do Regime Próprio de Previdência Social – CEAB/RPPS?
Ou seja, quando você for pedir a aposentadoria ou pensão, solicitar reembolso de plano de saúde, ou qualquer outra alteração em seu contracheque, a responsabilidade deste serviço está a cargo da CEAB/RPPS, que é uma central de análises.
Isto porque desde fevereiro de 2021 a folha de pagamentos dos servidores inativos e pensionistas da administração indireta migrou para o UORG centralizadora do RPPS em virtude da EC 103/2019.
A CEAB/RPPS foi instituída através da Portaria PRES/INSS nº 1192, de 25 de novembro de 2020, e constitui em uma unidade voltada à gestão centralizada da análise de processos de reconhecimento de direitos e revisões, ambos de aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social.
Além destas atividades, a CEAB/RPPS também é responsável pelos serviços de reversão de aposentadorias, recursos administrativos, compensação previdenciária, manutenção de direitos e atendimento de demandas judiciais e de órgãos de controle, além de outras tarefas relacionadas aos servidores ativos, inativos e pensionistas do INSS.
Fazem parte da CEAB/RPPS servidores da área de Gestão de Pessoas e empregados públicos movimentados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO.
Dessa forma, fique atento! Os aposentados e pensionistas do INSS podem falar com a CEAB/RPPS por meio do endereço de e-mail ceabrpps@inss.gov.br.
Faça parte do SINSSP e ajude a fortalecer o sindicato que representa a sua categoria. Clique aqui e Filie-se!
Bom dia me chamo Josimar Teixeira de Araújo
Estou esperando meu auxílio doença já faz 3 meses e ainda está em análise na CEAB o que devo fazer ?
Em razão do atual governo NÃO investir no INSS, NÃO realizar concursos públicos para repor a mão de obra perdida, NÃO atualizar sistemas e legislação o INSS está trabalhando muito vagarosamente para atender as demandas da população. Administratimente não há nenhuma medida a ser tomada.
Nossa sugestão é denunciar o caso para os principais jornais do país, para ver se assim o governo começa a agir e a se preocupar com a própria imagem perante a opinião pública.
Boa tarde meu nome é Luciene Ferreira da Silva já tenha quais 1 ano que estou esperando a pensão por morte do meu marido ate agora nada ok fazer esta ainda na CEAB oque fazer
Olá Luciene! Tente enviar um e-mail para a CEAB/RPPS: ceabrpps@inss.gov.br
Ou ligar para o número 1358, ou 800 978 900955 ou ainda no 61 3313-4289. Espero ter ajudado!
Estou aguardando desde 2021
Bom dia, entrei com pedido de auxilio doença em 2021 ..depois com recurso,mas está parado sem resposta desde 13/09/21. Sabe me dizer o porque não me dão um retorno, uma resposta seja qual for para esse recurso ?
Olá Dona Maria! Pesquise no aplicativo “Meu INSS”, caso não tenha acesso a internet ou familiaridade com o aplicativo, pode ligar para o número 135.
Por favor poderia me ajudar, entrei com um pedido de auxílio acidente em junho de 2021, a médica perita concedeu o benefício, no dia seguinte o INSS negou alegando falta de qualidade de segurado, entrei com um recurso administrativo no INSS, porém a maioria do colegiado foi favorável ao pleito e reconhecendo a minha qualidade de segurado, o recurso para reconhecimentos e posterior pagamento, está parado desse 07 de abril de 2023, nesse caso qual seria a medida a ser adotada
Olá, Eduardo! Tente escrever para o Ministro da Previdência pedindo uma solução e paralelamente você pode mandar uma reclamação para a imprensa também.