Créditos: Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Alguns destaques ainda serão analisados e votados na manhã desta quarta-feira, segundo turno ainda não tem data marcada.

Por Imprensa SINSSP

Senado aprovou na noite desta terça-feira (01), o primeiro turno da Reforma da Previdência, Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), por 56 votos a favor e 19 contra. Antes da votação houve um longo debate no plenário e a sessão começou por volta das 19h e terminou às 22h50, horário em que o resultado foi anunciado.

O texto aprovado passou pela Casa sem alterações, ou seja, contém a mesma redação do que foi enviado pela Câmara para análise no Senado e era esse o objetivo da base governista.

A segunda etapa da votação do primeiro turno para apreciar 6 destaques ao texto está marcada para começar na manhã desta quarta-feira (02) e serão necessários pelo menos 49 votos dos 81 senadores. A votação do segundo turno ainda não foi marcada.

Para o presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), nesta votação não era uma matéria “simpática do ponto de vista da opinião pública, mas necessária”, disse ele que optou por não votar na sessão.

A PEC havia sido aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado no início da tarde de ontem. Os partidos de oposição ao projeto pediram a votação de 6 emendas em destaque, porém todos os pedidos foram retirados ou derrotados.

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um texto alternativo propondo alterações mais profundas, que, se aprovadas, provocaria o retorno da proposta à Câmara, em um voto separado, mas nem chegou a ser analisado.

Resumo da opera: mesmo admitindo que os trabalhadores vão trabalhar mais, contribuir mais, se aposentar mais tarde e, no final, receber bem menos, a maioria dos senadores optam em votar a favor da Reforma da Previdência.

 

Fonte:Com informações da Agência Senado