Créditos: Arte: Maria Dias/CUT-SP - Divulgação

A CUT São Paulo e seus sindicatos filiados farão nova mobilização em 22 de março, Dia Mundial da Água. As entidades reforçam a luta contra a privatização dos setores de saneamento e de energia elétrica.

Além da revogação da privatização da Eletrobras, movimentos populares e organizações sindicais voltam a chamar atenção para a luta contra a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), amplamente incentivada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), bem como para a luta contra a privatização da Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae), estatal que controla a vazão de água dos Rios Pinheiros e Tietê e dos reservatórios da Billings e Guarapiranga, atuando no controle de cheias no centro expandido de São Paulo.

O ato ocorrerá a partir das 13h, em Frente à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, em Moema.

Secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, Solange Ribeiro destaca que a privatização da Sabesp irá prejudicar a população paulista.

“Fornecimento de água e de saneamento custa caro e não gera muito retorno financeiro. Uma empresa privada que queira obter lucro com a operação da Sabesp vai ter que aumentar, e muito, a conta de água e vai deixar de fazer as obras necessárias para a universalização do acesso à água e ao saneamento, por isso muitas cidades reestatizaram o serviço de água e esgoto”, aponta.

A dirigente destaca também o tema levado às ruas de que “água é um direito, não mercadoria”. E comenta sobre a realidade dos servidores públicos.

“A situação em que os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp vão ficar será muito pior se ela for privatizada. As empresas públicas que foram privatizadas no passado, por exemplo, assediaram seus funcionários e realizaram demissões em massa”, lembra.

No mesmo dia, a subsede da CUT-SP em Jundiaí também promove ato em defesa da Sabesp pública e dos recursos naturais. A ação terá início às 9h30 no Calçadão da Barão de Jundiaí (em frente ao Santander).

Ato no Dia Mundial da Água

Quando: 22 de março | Quarta

São Paulo | 13h

Onde: Em Frente à Assembleia Legislativa de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema)

Jundiaí | 9h30

Onde: Calçadão da Barão de Jundiaí (em frente ao Santander)