Setembro Amarelo é o mês dedicado, dentre outras pautas, à conscientização sobre a saúde mental, tema que o INSS tem ignorado visto o stress dos servidores em relação as frequentes falhas nos sistemas.
Os servidores do INSS continuaram prejudicados, sem poder trabalhar e pior, sem o abatimento correto das metas. Essa majoração incorreta passa por cima do ACORDO DE GREVE DE 2024.
Os comunicados do INSS de registros de incidentes graves apontaram vários dias em que os servidores ficaram sem poder trabalhar no período inteiro ou na metade do dia devido os sistemas estarem inoperantes.
Porém, o segundo decêndio do mês de setembro demonstrou que o INSS não considerou várias horas de trabalho perdidas devido aos sistemas inoperantes, não abatendo o percentual das metas dos servidores, situação que gerou muito descontentamento e desconforto na categoria.
Devido ao caos provocado pelo INSS, o SINSSP-BR realizou uma live na sexta-feira (26) com o intuito de chamar os servidores para a mobilização. Clique aqui para assistir a íntegra da live.
Em resumo, os servidores do INSS trabalharam 81 dias com os sistemas do INSS caindo ou falhando diariamente. O recorde de funcionamento normal é de apenas 97 dias. Começamos a contagem de falhas de sistemas no dia 10 de março de 2025.
Confira a seguir os dias e períodos em que o servidor ficou sem trabalhar por que o INSS estava sem sistema.
Dia 15/09: comunicado de incidente grave para PORTAL SIBE-PU.
Dia 16/09: sem comunicado de incidente grave.
Dia 17/09: sem comunicado de incidente grave.
Dia 18/09: sem comunicado de incidente grave.
Dia 19/09: sem comunicado de incidente grave.
Dia 22/09: comunicado de incidente grave para PORTAL SPA.
Dia 23/09: comunicado de incidente grave para PRISMA.
Dia 24/09: sem comunicado de incidente grave.
Dia 25/09: sem comunicado de incidente grave.
Dia 26/09: sem comunicado de incidente grave.
Todos os incidentes reportados pelos próprios servidores impossibilitaram a realização dos trabalhos.
Com os sistemas do INSS instáveis ou parados, os servidores não conseguem trabalhar e muito menos atingir as metas, dificultando ainda mais para os servidores pagar o período de greve, ou pagar o recesso de final de ano.
Seu apoio é fundamental para continuarmos a lutar por esta e por tantas outras demandas importantes. Sua participação é a força do sindicato!
Filie-se ao SINSSP-BR, clique aqui.
Fonte: INSS e servidores.