A Feira da Cidadania da Pessoa Idosa proporciona uma programação cultural com atividades voltadas para fortalecer e estimular o idoso.

A 18ª edição da Feira da Cidadania da Pessoa Idosa ocorreu na última quinta-feira (17), sexta-feira (18) e sábado (19), em São Paulo, na região central, com programação cultural e participação voltada para a pessoa idosa.

A feira contou com atividades, prevenção e rodas de conversa com especialistas, técnicos da área da assistência social, saúde, discentes e docentes de academias, como a EACH Leste, e barracas com idosos artesãos.

Os principais objetivos gerais do evento é o fortalecimento da cidadania da pessoa idosa, o estímulo do envelhecimento saudável, criar condições para uma geração de renda da economia solidária, dentre outros.

O Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Região Central é o proponente do projeto e de decisões que necessitem de atenção maiores que envolvam o poder público.

SINSSP participou como patrocinador e sua colaboradora Luci Mary dos Santos como militante e gerontóloga em prol da defesa e proteção da Pessoa Idosa.

Como surgiu a feira da cidadania

A Feira da Cidadania da Pessoa Idosa surgiu como proposta no Seminário Intersetorial “Políticas Públicas para a Pessoa Idosa no centro de São Paulo”, em 2015, no campus Paraíso da Universidade Unip. O evento teve a participação de mais de trezentos idosos.

Uma das estratégias adotadas foi a realização de oficinas temáticas, dentre elas a de geração de renda, foi a partir daí que nasceu a proposta de criação da Feira de artesanato da Pessoa Idosa no Centro.

Considerando a significativa participação e representação do segmento idoso e a indicação dessa proposta, a Equipe Intersetorial juntamente com o Fórum Permanente de Políticas públicas para a Pessoa Idosa na região central construíram a primeira edição da Feira da Cidadania para:

  • promover a convivência entre os idosos e o fortalecimento de vínculos comunitários;
  • estimular o protagonismo da pessoa idosa;
  • valorizar e apresentar as diversas manifestações artísticas e culturais produzidas pelos grupos de idosos;
  • valorizar a diversidade étnica e cultural dos grupos de idosos;
  • valorizar os produtos artesanais produzidos pelos idosos;
  • valorizar as oficinas gratuitas proporcionadas às pessoas idosas dos serviços públicos/privados.

Galeria de fotos

Créditos – Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoas Idosas

 

Fonte:Equipe Intersetorial/Fórum Permanente de Políticas públicas para a Pessoa Idosa