Créditos: Imprensa SINSSP

A Operação Excelência do INSS foi aprovada por unanimidade pela categoria e entra em vigor a partir do dia 03 de março. A aprovação foi efetuada em assembleia virtual, realizada pelo SINSSP, na última sexta-feira (25), com o objetivo de chamar a atenção e denunciar à imprensa e à sociedade o desmonte do Instituto bem como reivindicar pelos direitos dos servidores.

Para que o movimento ganhasse força, o sindicato organizou as várias frentes de trabalho do Instituto e realizou reuniões setoriais para ouvir, debater e encaminhar as propostas para discussão na assembleia virtual.

Essas reuniões ocorreram na semana passada e os servidores deliberaram em não indeferir nenhum direito solicitado por tarefas, na redução de 20% na produtividade em relação às metas exigidas, paralisação das atividades, quando possível, incluindo os aposentados para ajudarem na mobilização, de forma a estarem nas portas das unidades esclarecendo à população sobre a operação ou quando necessário ajudar na interrupção das atividades.

Na assembleia, o Presidente do sindicato, Pedro Totti, passou os informes das pautas debatidas nestas reuniões e encaminhou para aprovação da categoria que, por unanimidade, aprovou a Operação Excelência no INSS com redução de no mínimo 20% da meta do servidor, paralisação total no dia 09/03, data em que ocorrerá a reunião com o ministro do Trabalho e da Previdência Social, ocasião em que a diretora da pasta secretaria geral, Vilma Ramos, estará presente representando o consórcio de sindicatos do qual o SINSSP faz parte.

Também foi encaminhado uma reunião com os aposentados para discussão da pauta de interesse desse setor, incluindo o tema plano de saúde e GEAP, para o dia 07/03.

No que consiste a Operação Excelência do INSS?

Na Operação Excelência do INSS os servidores lutam pela não submissão ao assédio institucional provindo das metas abusivas em detrimento do reconhecimento do direito do cidadão e da prestação de um serviço de qualidade à população, participar da campanha pela reposição salarial de 19,99%, encabeçadas pelo FONACATE e FONASEFE, contra o sucateamento do Instituto, contra a ausência de concursos públicos.

Também lutam pela falta de servidores que acarretou na fila virtual dos benefícios, sistemas obsoletos, cortes consecutivos no orçamento do Instituto, fechamento de agencias, profissionalização da Carreira do Seguro Social, rediscussão do Programa de Gestão, criação do Auxílio Teletrabalho, auxílio saúde e creche, vale alimentação, derrubada do veto de 1 bilhão no orçamento do INSS, não ao fechamento das Agências e a terceirização do atendimento.

A Operação Excelência do INSS deve primar pela excelência na Concessão de Benefícios que tem ficado prejudicada em virtude das metas abusivas em consequência da falta de servidores.

O que o servidor deve fazer a partir do dia 03 de março?

O servidor deverá cumprir apenas 80%, no máximo, da sua meta em todos os programas de gestão, os que estiverem em trabalho remoto deverão cumprir o horário entre 08h e 18h, não ultrapassando a jornada de 9h, já incluída a parada para almoço e NÃO puxar tarefas aos finais de semana, feriados e após o expediente diário.

É importante ressaltar que esse movimento da categoria compreende TODAS as áreas do INSS: Benefício, Atendimento, Gestão de Pessoas, Logística, Auditoria e Corregedoria.

As entidades que compõem o consórcio de sindicatos da base da CUT também deliberaram que nos dias 09 e 15 de março chamarão todos os servidores para uma paralisação total, o dia todo, com orientação de não puxar tarefas, nem ligar o computador.

Rumo a Operação Excelência no INSS, sem luta não há vitorias e somente a união da categoria vai conquistar essa vitória porque juntos somos mais fortes!