Confira como fica o feriado prologado de Corpus Christi deste ano no atendimento prestado pelo INSS.

 

Os trabalhadores do INSS são mais uma vez colocados entre “a cruz e a espada” diante da população pelo Instituto que sem gestão eficaz não administra o órgão com responsabilidade e transparência.

Desta vez, a pauta problema foi a publicação da portaria 6.146, nesta quarta-feira (02), no Diário Oficial da união (DOU), onde o Ministro da Economia, Paulo Guedes, decreta como ponto facultativo a sexta-feira (04), alterando a portaria 430, de 30 de dezembro de 2020, que estabelece os feriados e pontos facultativos para o ano de 2021.

A medida tomada de última hora provoca o caos no INSS, pois os servidores já tomados por muitas tarefas precisam arranjar tempo (que não tem) para desmarcar as agendas de atendimento das agências e, na maioria das vezes, sobram agendamentos que não foram desmarcados por não conseguir falar com a pessoa ou pela falta de trabalhador para ligar mesmo, essa situação só contribui para que os servidores levem a culpa de um problema gerado pelo governo e não pelos trabalhadores.

Atitudes como essa prejudicam tantos os servidores que precisam se desdobrar para realocar a agenda, como a população que sem a informação vai até o posto de atendimento para ser atendido e perde a viagem, motivo que os levará a falar mal do serviço público, do funcionário do INSS, não da má gestão pública que pouco faz pelo funcionalismo público do país.

O feriado prolongado deste ano ainda enfrenta outro problema: nas cidades onde foram decretados a antecipação de feriados, no período de 26 de março a 4 de abril, para conter o agravamento da pandemia da Covid-19, dentre eles o de Corpus Christi de 2021 e 2022, a quinta-feira será considerada como dia útil e apenas a sexta-feira como ponto facultativo.

Confira as agências do INSS que abrem e as que estarão fechadas no feriado desta quinta-feira

Decretar feriado prolongado de última hora gerou mais dúvidas entre os servidores e a população sobre as agências que vão abrir ou as que ficarão fechadas.

Todo o território onde ficam os estados da Paraíba e Piauí e as cidades de Vitória/ES e Divinopolis/MG as agências de atendimento do INSS estarão em funcionamento. Em São Paulo também haverá expediente normal nas seguintes cidades: São Paulo, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Bragança Paulista, Cotia, Vargem Grande Paulista, Araras, Rio das Pedras, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo e São Roque.

Todas as demais unidades do INSS estarão fechadas neste dia 03 de junho e no dia 04 de junho o ponto facultativo vale para todas as agências de atendimento.

Seguindo a agenda dos feriados federais, o SINSSP não terá expediente nesta quinta-feira de Corpus Christi e na sexta-feira, retornando ao atendimento normal na segunda-feira (07).

Clique aqui para visualizar a portaria do ponto facultativo.

 

Fonte: Imprensa SINSSP