Créditos: Foto - Imprensa SINSSP

A mobilização dos servidores públicos federais continua e o APAGÃO DO INSS permanece nesta semana como um período decisório para as reivindicações da categoria, esse foi o ponto discutido e aprovado, por unanimidade, na assembleia virtual realizada pelo SINSSP, na última sexta-feira (25).

O sindicato esperava levar os informes da reunião com o Ministério do Trabalho e Previdência, agendada pelo próprio ministro da pasta na última reunião com as entidades sindicais (dia 09/03), mas Onix Lorenzoni descumpriu a sua agenda mostrando total desrespeito e falta de empatia com os servidores, que se deslocaram até Brasília e deram com a “cara com na porta” e o pior de tudo, depois foi noticiado que o ministro fugiu da reunião com as entidades representativas dos servidores para poder participar de uma live com o foragido da justiça,  Alan dos Santos, conforme noticiou o colunista do site Metrópole, Guilherme Amado.

O Presidente do Instituto, José Carlos Oliveira, acabou recebendo os sindicalistas e a diretora do SINSSP, Vilma Ramos, que estava representando o Consórcio de Sindicatos dos Trabalhadores da Seguridade Social, da base do INSS, filados à CUT, manifestou o seu protesto pelo rompimento do compromisso previamente agendado e consequentemente da discussão das pautas já apresentadas ao ministro.

Nesta reunião com a direção central do Órgão, Oliveira acenou ser favorável que os técnicos do INSS tenham nível superior e informou que o INSS poderá terceirizar o atendimento à população e que o GT que discutirá a pontuação terá a sua primeira reunião nesta segunda-feira (28).

O presidente da Autarquia também sinalizou que as entidades sindicais se reunissem com o Ministério da Economia e disse que vai tentar intermediar uma audiência. Por enquanto, a categoria não tem nada de concreto, pois além de não negociar, o Governo Bolsonaro sequer recebeu as entidades para discutir as propostas.

Por isso a necessidade de manter a mobilização e os computadores desligados, a luta continua por concurso público; abertura imediata de negociação para reestruturação dos valores das tabelas da Carreira do Seguro Social; rediscussão do Programa de Gestão (teletrabalho): fim das metas abusivas e do assédio institucional; criação do Auxílio Teletrabalho; reajuste dos benefícios (auxílio saúde, vale alimentação e auxílio creche); derrubada do Veto de 1 Bilhão no orçamento do INSS; não ao fechamento das Agências; defesa do direito ao atendimento presencial ao cidadão nas unidades do órgão e não a terceirização do atendimento.

Foi encaminhado a realização de uma nova assembleia na próxima quinta-feira (31/03), às 17 horas de forma virtual.

É importante que os servidores acompanhem o site e as redes sociais do SINSSP para ficarem informados e receberem todas as orientações deste processo de movimentação da categoria.

Vamos continuar nos organizando porque sem luta não tem vitórias. O Governo não quer negociar, por isso os servidores devem pressionar e neste momento o APAGÃO DO INSS deve ganhar força em toda a categoria!