Agenda pretende levar atos e manifestações por todo país contra a Reforma Administrativa e o programa de privatizações e em defesa dos servidores e do serviço público.

Entidades representativas dos servidores públicos federais que compõem o FONASEFE – Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público Federal, entre elas a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, definiram pela realização do “Dia Nacional de Lutas”, em 30 de setembro, e estão em pleno processo de organização e estruturação desta agenda. A data será marcada por atos e mobilizações por todo o país contra o mais novo ataque do governo Bolsonaro aos servidores, serviços públicos, estatais e ao Estado materializado na proposta de Reforma Administrativa encaminhada ao Congresso Nacional em 03 de setembro.

Em reunião do Fórum realizada em 15 de setembro, as entidades aprovaram como prioridade trabalhar a unidade para o fortalecimento do Dia Nacional de Lutas e, para tanto, ficou a tarefa de que seja potencializada a discussão com suas bases nos Estados para definição de atos e manifestações. O calendário de lutas proposto pelo FONASEFE, que tem como destaque os atos de 30 de setembro, quer consolidar uma resistência contra as medidas deste governo que pretende o desmonte dos serviços públicos, a precarização das relações e condições de trabalho dos servidores e a implantação de uma pauta destruidora do patrimônio público com uma escalada intensa de privatizações.

Os dirigentes tiraram como encaminhamento para o processo de organização dos atos do Dia Nacional de Lutas o envolvimento dos servidores das três esferas de governo e das estatais para o fortalecimento da mobilização e ampliação do diálogo com a população e os diversos setores sociais. As entidades presentes à reunião definiram pela organização de ações integradas com os setores das estatais para o ato on line contra as privatizações agendado para 03 de outubro pelo Comitê de Luta Contra as Privatizações das Estatais.

Há um indicativo para a realização de uma Plenária, em 28 de setembro, para definição dos últimos detalhes do Dia Nacional de Luta. Estabeleceu-se a criação de um Comitê organizativo envolvendo o FONASEFE e o Comitê de Luta contra a Privatização das Estatais para fortalecimento das agendas definidas para 28 e 30 de setembro e 03 de outubro. Destacaram que todos os cuidados sanitários sejam observados durante a realização de manifestações e atos por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Outro ponto de pauta da reunião de 15 de setembro fez menção às definições e ajustes sobre a campanha publicitária a ser implantada pelo FONASEFE contra a proposta de Reforma Administrativa. Os representantes das entidades filiadas ao Fórum aprovaram a identidade visual da Campanha e a indicação da confecção de um vídeo sobre o tema a ser produzido também pela empresa contratada.

 

Fonte:José Carlos Araújo/CNTSS/CUT