Créditos: Imprensa SINSSP

O SINSSP realizou uma assembleia virtual nesta terça-feira (17) para exposição da análise feita na plenária do Consórcio de Sindicatos do Seguro e Seguridade Social da CUT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) sobre a “proposta” enviada pelo Governo na mesa de negociação com as entidades sindicais.

O documento enviado pelo governo para discussão da categoria não é uma proposta no sentido amplo da palavra, mas uma carta de intenções ruins que não contemplam a categoria.

A intenção do governo em enviar esta “carta de intenções” é de simplesmente acabar com a greve.

Apesar deste cenário, o Presidente do Sindicato, Pedro Totti, avaliou que, embora a proposta seja ruim e não contempla a categoria, os servidores não deverão alimentar o sentimento de fracasso, pois nenhuma categoria ousou como nós do INSS em fazer uma greve neste Governo fascista. “Nunca tivemos um espaço na mídia e em audiências públicas como agora e essa greve foi grande e deixa um saldo positivo, não no aspecto financeiro, mas proporcionou espaço para plantar uma semente que será semeada no futuro”, avaliou Pedro Totti.

Como informe da assembleia, a Diretora da Pasta Secretaria Geral do Sindicato, Vilma Ramos, trouxe a abertura do espaço para exposição dos problemas que permeiam o INSS e a falta de condições de trabalho dos servidores da Autarquia na audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família, com o tema “As atuais condições de trabalho dos servidores do INSS”, onde a diretora foi convidada para falar em nome do Consórcio de Sindicatos da CUT e do SINSSP.

Esse convite é a resposta da busca por parlamentares em apoio à greve e para denunciar os desmontes do INSS, trabalho realizado pelo comando de greve do Consórcio de Sindicatos a qual o SINSSP representa.

Os participantes da assembleia foram informados de que alguns sindicatos estaduais já recuaram da greve.

Nesse contexto a Assembleia Virtual de Greve do SINSSP aprovou:

– Recusar a proposta (Carta de Intenções) enviada pelo governo e aprovar os apontamentos efetuados pela Plenária do Consórcio de Sindicatos do Seguro e Seguridade Social da CUT no dia 14/05/2022.

– MANTER A GREVE, remetendo a decisão final para a Plenária do Consórcio de Sindicatos do Seguro e Seguridade Social da CUT, que será realizada nesta quarta-feira, dia 18 de maio, às 20 horas.

Em plenária, realizada no último sábado (14), o Consórcio de Sindicatos discutiu ponto a ponto a carta de intenções do governo e fez vários apontamentos para tentar melhorar a formulação em prol da categoria. Veja o documento abaixo:

 

2ª PLENARIA DO CONSÓRCIO E CONDSEF 14.5.22

 

Clique aqui para ter acesso à análise do Consórcio de Sindicatos da CUT, ponto a ponto, do documento apresentado pelo Governo.

Vamos à luta!

É importante que os servidores acompanhem o site e as redes sociais do SINSSP para ficarem informados e receberem todas as orientações deste processo de luta da categoria.