Créditos: Reprodução: Banco de imagens do Canva
Sindicato repudia fala do Ministro da Economia em audiência da CCJ sobre a Reforma Administrativa.

 

O SINSSP repudia veementemente as mentiras faladas pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, na audiência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, ocorrida na última terça-feira (11), sobre a Reforma Administrativa (PEC 32) proposta pelo governo Bolsonaro.

As falácias ditas pelo Ministro ferem o funcionalismo público como um todo e que prestam importantes serviços à população e contribuem para que os direitos de cada brasileiro sejam respeitados e cumpridos da forma mais digna possível por meio da prestação desses serviços.

Essas mentiras são incansavelmente desmentidas em matérias publicadas no site do sindicato para informar aos cidadãos, com base em dados, estudos e análises de organizações especializadas no assunto e do próprio sindicato que representa e acompanha o trabalho dos servidores públicos federais do INSS que trabalham sob condições precárias para atender a alta demanda do atendimento à população.

Se não bastasse chamar servidor público de “parasita” meses atrás, Guedes voltou a insultar o funcionalismo público dizendo que “servidor é militante” e usou o INSS como “modelo de produtividade” ao dizer que a digitalização implantada na Autarquia resolveu os problemas dos processos represados e aumentou a produtividade dos servidores, sendo isto uma grande mentira utilizada para enganar a população e a opinião pública, uma vez que nas filas virtuais do INSS existem milhões de processos represados e que aguardam há mais de um ano para serem concluídos, postergando a espera de muitos brasileiros para receber o seu benefício.

A Reforma Administrativa deveria investir nos órgãos públicos e dar condições dignas de trabalho aos servidores públicos, ao invés de propor cortes no orçamento, cortes estes que afetam não apenas os servidores que já estão com os salários congelados por meio da PEC do teto de gastos e que não recebem aumento ou equiparação salarial há anos, mas toda a população que precisa dos serviços públicos.

Por que então o Ministro não propõe que a PEC 32 seja baseada nos cortes dos servidores do “alto escalão”, como o judiciário, ministros e do Presidente da República, que recebem fortunas e são reajustados com frequência?

Na visão do Governo e de Paulo Guedes a reforma precisa ser feita na base que já sofre com pouco investimento, pois a máquina pública que presta serviço à população não precisa de investimentos, mas ao contrário, quanto menos investir e desmontar o funcionalismo público melhor para o plano de desmonte do governo.

Pegando como exemplo o INSS que sofre com a falta de infraestrutura, de servidores e de novos concursos públicos, para quê desmontá-lo ainda mais precarizando o salário desse servidor que já sofre com metas abusivas sobre a alta demanda do trabalho?

É fácil propagar mentiras dizendo que o orçamento com a máquina pública é grande e que deve ser cortada para não quebrar o Brasil, que servidor ganha rios de dinheiro, que pode comprar 20 carros, etc.

Porém, essa regalia só pode ser usufruída pelos servidores do primeiro escalão, que na verdade nem são servidores de carreira como o Presidente, Vice-Presidente, Deputados, Senadores, Assessores Parlamentares, Conselheiros de Estatais, entre outros.

A realidade dos servidores de carreira, como professores, garis, cientistas, servidores do INSS, enfermeiros, médicos, coveiros, e tantos outros profissionais que prestam serviço à população, é muito diferente e muito mais sofrida, com salários e benefícios congelados, no INSS, por exemplo, até o plano de saúde está impossível de ser pago por muitos servidores, pois os valores cobrados mensalmente continuam sendo reajustados e os salários estão congelado até 2036.

Chega de M E N T I R A S, a população precisa saber da verdade sobre essa reforma: não é o serviço público que você trabalhador e toda a sua família utiliza que dá gastos para os cofres públicos, ao contrário, esse serviço precisa ser valorizado e precisa de investimento para continuar sendo prestado à população.

Não acredite nessas mentiras, não se deixe ser enganado e ajude a propagar a verdade sobre o serviço público e sobre a Reforma Administrativa.

Juntos somos mais fortes!

 

Fonte: Imprensa SINSSP