Estiveram presentes membros da diretoria, servidores da APS Santana de Parnaíba, Cotia, Barueri e Brás, além do chefe de divisão de atendimento, Ailton Matos Júnior, e o assessor Edson Yamada.

 

O SINSSP participou de uma reunião com o Superintendente da Regional 1, José Carlos de Oliveira, na última terça-feira (13), para tratar de assuntos do interesse da categoria. Estiveram presentes membros da diretoria, servidores da APS Santana de Parnaíba, Cotia, Barueri e Brás, além do chefe de divisão de atendimento, Ailton Matos Júnior, e o assessor Edson Yamada.

O Sindicato solicitou reunião com o Sr Oliveira para tratar do descontentamento dos servidores devido ao tratamento diferenciado do período de trabalho entre servidores de APS e GEX, para discutir sobre a situação de APS do estado de São Paulo, representados pelos servidores de Santana de Parnaíba, que tiveram a reversão do REAT com a falta de ocupação dos cargos de confiança e comissionados, ocupação essa que é de responsabilidade do Instituto, pois desde 01/09/2016 que há a possibilidade da publicação de uma resolução que retira a obrigatoriedade para ingresso ao REAT. Foi solicitado a revogação da portaria de reversão publicada pela superintende anterior.

Outro ponto discutido foi a MP 739 no que se refere ao acréscimo de perícias revisionais (já previstas, mas não realizadas) para benefícios por incapacidade mantidos sem perícia pelo período superior há 2 anos dentro do expediente. Sabendo que a agenda pericial tem 15 perícias de 20 minutos, o atendimento do perito ocupa 5 das 6 horas do seu expediente com uma hora livre, mesmo assim serão remunerados (BESP-PMBI). A situação é vista com incoerência, pois, na atual conjuntura, o que mais lemos e ouvimos é que há falta de recursos financeiros na previdência social.

O SINSSP aproveitou a reunião para entregar ao superintendente o relatório PLANO DE AÇÃO X ACORDO DE GREVE X AUMENTO DO AGENDAMENTO X CAPACIDADE OPERACIONAL, criado com base nos dados extraídos de sistemas do Instituto por um grupo de servidores da APS Brás com exposição de problemas apontados nesse documento e por outros levantados pelos presentes na discussão, tais como: aumento da agenda, forçando a migração de servidores de outras áreas para suprir esse atendimento; prejuízo aos serviços espontâneo e de retaguarda (Controle, Manutenção, MOB, Revisão, Recursos); falta de material de consumo, recursos tecnológicos e principalmente recurso humanos; convocação urgente dos candidatos inscritos e aprovados do último concurso; a incompatibilidade que existe em se fazer revisão só  com olhar pericial, pois haverá sempre a necessidade do trabalho administrativo no que diz respeito ao antes e depois do ato pericial, sendo assim essas perícias, se realizadas com pagamento de bônus fora do horário de expediente (talvez aos sábados com a formação de GT´s), deverá ser criado um bônus também para os administrativos que trabalharem nessa execução; foi solicitado que seja feito um contato com CEF, EMTU para racionalizar a demanda de CNIS; foi pedido contato com a ANTT  para determinar que as empresas de transporte rodoviário de passageiros aceitem o extrato bancário como comprovante de renda, evitando a procura do INFBEN;

O Sr Oliveira mostrou-se solicito às reinvindicações respondendo o questionamento sobre o porquê do percentual de 40% de servidores para a agenda e explicou que em reunião com sua equipe de 23 gerentes executivos deixou claro que devido ao alto número de insucessos foi pedido a uniformização do percentual de servidores no agendamento e a abertura da agenda para oferta de serviços, evitando assim que uma gerência seja prejudicada por uma outra que tranca a agenda, mas estará aberto a dialogar sobre o percentual quando demonstrado disparidade e problemas oriundos de tal acréscimo.

O superintendente disse também que temos que conhecer a demanda real por serviços e o tamanho do problema, mas será resolvido se houver abertura irrestrita da agenda de serviços, acabando com os insucessos e mostrando a verdade sobre o déficit de servidores, pois não adianta apenas repor, mas contratar servidores através de um concurso com números reais.

Segundo o Sr. Oliveira na próxima semana estará em Brasília, entre os dias 19 e 21, retornando na quinta-feira (22) com algumas respostas. Ele também deixou pré-acordado uma possível visita à agência de Santana de Parnaíba na sexta-feira (23), a ser confirmada na próxima semana.

Ele ressaltou sobre o seu orgulho de ser um servidor do INSS e por isso quer demonstrar o real valor do Instituto para a sociedade e para o governo.

O SINSSP espera que a categoria seja, de fato, valorizada, respeitada como Servidor Público Federal de uma autarquia que mantêm 2/3 dos municípios do país, que tenha remuneração digna assim como as outras unidades do serviço público federal, independente do poder.

 

 

Fonte:Escrito por SINSSP