O livro Pequeno Atlas da Tragédia Previdenciária brasileira trata de uma publicação que reúne informações atualizadas na escala municipal, estadual e nacional sobre a Previdência Social e a Seguridade Social brasileira. Vale a pena a leitura!

O livro Pequeno Atlas da Tragédia Previdenciária brasileira trata de uma publicação que reúne informações atualizadas na escala municipal, estadual e nacional sobre a Previdência Social e a Seguridade Social brasileira.

Só a partir do conhecimento da amplitude desse sistema é que poderemos dimensionar a tragédia imposta em cada artigo da chamada Nova Previdência. Essa discussão não diz respeito, apenas, aos idosos de hoje, mas, sobretudo, aos jovens trabalhadores e desempregados que povoam os campos e as cidades brasileiras.

Também discutimos a recorrente ideia de déficit, demonstrando que o INSS, apesar do desemprego e da intensa informalidade do mercado de trabalho, não está em colapso.

A soma das receitas de contribuição do RGPS (INSS) e dos RPPS (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) foi superior, em 2018, a ½ trilhão de reais, o que justifica o interesse do capital financeiro em nosso sistema público de previdência e seguridade social.

Trata-se de um convite, a partir de uma ciência (geografia) preocupada com a dimensão territorial dos fatos sociais, para discutir o nosso futuro. Um convite para discussão e, portanto, um convite para a luta.

Clique aqui e leia o livro na íntegra.

Clique aqui e leia o resumo do livro.

 

Fonte:Tadeu Alencar Arrais e Juheina Lacerda Viana