O Grupo de Trabalho se reuniu na quinta-feira (12), por videoconferência.

O Grupo de Trabalho, GT instituído pela Portaria Nº 956/PRES/INSS, de 18 de setembro de 2020, se reuniu na quinta-feira (12), por videoconferência. Estavam presentes representantes da Direção Central, Superintendências e entidades representativas dos servidores, entre elas a CNTSS, representada pelos servidores Deivid Christian dos Santos, David Silva Gomes dos Santos (representante pelo SINSSP) e João Torquato dos Santos.

O INSS apresentou na citada reunião o trabalho do GT de mapeamento de atividades, o qual ainda não foi publicado. O produto do referido GT servirá de base para os trabalhos do GT de pontuação. O mapeamento de atividades buscou estudar as etapas que compõem a execução de tarefas da área de reconhecimento de direito, manutenção e atendimento de demandas judiciais.

As entidades representativas demandaram a disponibilização do mapeamento para análise dos integrantes do GT de pontuação, uma vez que esse relatório é a base para início efetivo da definição da métrica de cálculo das pontuações das tarefas da área-fim.

Também foi discutido, de forma genérica, as diretrizes para construção das métricas que serão utilizadas no cálculo da pontuação de cada tarefa. Parece haver consenso de que é preciso avaliar as atividades efetivamente desempenhadas pelos servidores durante a análise de uma tarefa, o comitê composto para representar os servidores esperam ver isso concretizado.

Finalmente, o INSS reconheceu a necessidade de convocação de parte dos integrantes do grupo para atuarem em regime de dedicação exclusiva a este trabalho, que é muito complexo e certamente não seria executado a contento apenas com reuniões esporádicas de duas horas.

Os integrantes que forem convocados trabalharão na formatação do produto do GT, construindo os relatórios necessários para que a etapa prática dos trabalhos tenha início.

O SINSSP sempre esteve aberto para negociar com o Instituto, mas tendo em vista o cenário em que se vive, estamos em alerta nessa discussão no GT da pontuação, porque não só o INSS, como também o governo tem o hábito de falsamente abrir espaço para o debate e no final  apresentar uma proposta que vai na contramão de tudo o que foi discutido e sem o aval das entidades representativas dos servidores.

Dessa forma, o sindicato estará no embate para discutir esse tema, mas ele não vai admitir nenhum tipo de rasteira ou golpe da Direção Central do INSS ou do governo em cima dos trabalhadores.

A próxima reunião do GT de Pontuação ficou para o dia 26/11/2020. O SINSSP enviará o seu representante David Silva Gomes dos Santos, por indicação da CNTSS, para participar dos debates e contribuir com sugestões.

Acompanhe em nossos canais de comunicação as informações sobre o desenrolar deste tema importante para a categoria e dos demais assuntos que o sindicato aborda.

 

Fonte: Imprensa SINSSP