Entre os pontos de pauta de reivindicações que serão apresentados em defesa dos trabalhadores, a indicação de retorno ao trabalho presencial no dia 22 será ponto central nas discussões.

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participa nesta quinta-feira, 18 de junho, de audiência, por vídeoconferência, com o presidente do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim, e sua equipe técnica. O encontro foi solicitado pela Confederação para que seja debatida com o representante do governo federal a pauta de reivindicações dos servidores do Instituto.

O destaque da reunião será a discussão sobre a proposta encaminhada pelo Instituto de reinício das atividades presenciais em 22 de junho, apresentada na Portaria Conjunta nº 17/SPREV/SEPRT/INSS, de 21 de maio de 2020, que prorrogou o trabalho remoto nas unidades do INSS até 19 de junho. A Confederação e suas entidades filiadas levarão à reunião as preocupações apresentadas por toda a categoria com o retorno ao trabalho presencial dentro das condições atuais de avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e da falta de estrutura das Agências.

Desde o início da expansão do vírus em nosso país, a Confederação sempre se posicionou na defesa dos trabalhadores que atuam nos serviços essenciais para que sejam garantidas todas as estruturas de segurança para a realização dos diversos trabalhos. No caso do Instituto, a iniciativa sempre foi pelo atendimento não presencial dos serviços, como forma de preservação das condições de saúde dos profissionais e dos próprios beneficiários.

É fato que as Agências não foram pensadas para atendimentos nesta nova condição de distanciamento físico. Há uma série de questionamentos que serão reiterados ao presidente contendo as principais preocupações sobre este retorno. Neste período de afastamento foram realizados estudos sobre este tema e análises jurídicas para que possam ser garantidos os direitos dos servidores e o atendimento adequando dos beneficiários.

Foram inscritos para participação na reunião: Sandro Alex de Oliveira Cezar – presidente da CNTSS/CUT; Pedro Luis Totti – SINSSP; João Torquato dos Santos – Sindprev DF; Deivid Christian dos Santos – Sindsprev SE; José Gustavo Araújo de Arruda – Sindprev PE; Sérgio de Araújo Fonseca – Sindprev PB; Raimundo Rodrigues Cintra – Sindprev BA; George Rolim de M. Filho – Sindprev AL;  Margarida de Jesus Santos da Costa – Sintsprev MA; Fernanda Cristina Favero Guelli Puerta – Sintsprev MS; Terezinha de Jesus Aguiar – SINTFESP GO/TO.

 

Fonte: José Carlos Araújo/AI da CNTSS/CUT