Créditos: Imprensa SINSSP

É preciso estar atento aos golpes existentes da atualidade, e pensando nisso que o SINSSP apresenta algumas orientações básicas e muito importantes para você ao utilizar seus cartões de crédito ou de débito:

  • Sempre confirme se o valor digitado na máquina é o correto e exija o comprovante do pagamento, pois ele poderá ratificar o valor cobrado pelo vendedor;
  • Quando for digitar a senha na maquininha, só faça isso se conseguir visualizar o valor da sua transação, máquinas com visor quebrado ou danificado, são um forte indício de fraude;
  • Cuidado ao utilizar seu cartão (seja ele de débito ou de crédito) em postos de gasolina ou em compras feitas pela internet, são os principais lugares onde são roubados os dados para clonarem o cartão.
  • Caso receba a visita de algum motoboy com entrega de presentes ou qualquer outro brinde que você não tenha ciência ou não tenha solicitado, e que peça o pagamento da taxa de entrega, desconfie pois é golpe!

Fique sempre alerta, pois o fraudadores são persistentes, quando uma compra não for aprovada inicialmente eles irão insistir, desconfie quando solicitarem que você digite a senha mais de uma vez.

Sempre que suspeitar de algo, prefira não concluir a operação, isso trará mais segurança ao uso do seu cartão e evitará dores de cabeça, ainda mais quando se tratar de cartões de débito, pois se os golpistas tiverem acesso aos dados e senha, eles irão acessar diretamente a sua conta bancária.

Acompanhe sempre suas transações bancárias, cadastre seu celular no banco para receber SMS todas as vezes que efetuar alguma transação com seus cartões. Assim você ficará sabendo na hora se alguém tentar utilizar seu cartão sem a sua autorização.

Pelo Internet banking, ou pelo APP do seu banco visualize suas transações bancárias e se perceber alguma movimentação estranha bloqueie o cartão. Alguns bancos, como o Banco do Brasil, permitem que você bloqueie apenas as transações feitas pela internet, o que impedirá que golpistas utilizem seus dados para fazer compras com seus dados bancários.