GEAP: Vilma Ramos detalha os problemas e desafios do órgão
Vilma Ramos, diretora da pasta Secretaria Geral do SINSSP, participou do 5º Web Encontro do movimento “Juntos Vamos à Luta!” abordando sobre o tema GEAP para ajudar a todos a entenderem os problemas e desafios do órgão.

CNTSS-CUT apresenta candidatos para disputar eleições na GEAP nos conselhos de Administração e Fiscal
Processo eleitoral vem sendo marcado por autoritarismo da ala militar, que propôs excluir de concorrer dirigentes sindicais e de associações de classes e até servidores com ações judiciais contra GEAP.

CNTSS-CUT: Bolsonaro usa crise para tentar barganhar aprovação de PECs em troca do Auxílio Emergencial
Senado inicia discussões para votar PEC 186 (Auxílio Emergencial) que ataca servidores e prevê desvincular recursos constitucionais da educação e saúde; PEC 188 (Pacto Federativo) na fila de espera.

Oficina de capacitação CNTSS: Reforma Administrativa
No segundo e último dia (25/02) haverá a apresentação do tema “As consequências da Reforma Administrativa para os (as) atuais e futuros servidores(as) públicos(as). A colaboração desta vez será de Vladimir Nepomuceno, assessor e consultor de entidades sindicais e da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público no Congresso Nacional.

Bancada do PT e sindicatos pedem adiamento da votação da PEC Emergencial
Em reunião nesta quarta-feira (24) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o grupo defendeu a desvinculação da aprovação da PEC de debates sobre o auxílio emergencial e o acesso às vacinas.

Vamos dizer não a PEC 188 que reduz os salários dos servidores públicos em 25%
O governo do presidente Jair Bolsonaro, que não cansa de tirar direitos da população e dos servidores públicos, ataca mais uma vez.

Dois motivos para o servidor aposentado lutar contra a Reforma Administrativa
Confira dois motivos para o servidor aposentado lutar contra a Reforma Administrativa.

Agenda de lutas: oficina de capacitação e plenária da CNTSS contam com programação para discutir a Reforma Administrativa
A CNTSS, juntamente com os seus sindicatos filiados, dentre eles o SINSSP, estão organizando duas atividades para organizar e informar os servidores públicos sobre a Reforma Administrativa: uma oficina de capacitação e uma plenária, confira!

Twittaço: A Reforma Administrativa anuncia o fim dos serviços públicos para a população
Twittaço ocorre hoje, segunda-feira (22), às 19h. Participe!

Por impeachment, vacina e auxílio, novas carreatas ocorrem dias 20 e 21
Confira onde vai ter carreata #ForaBolsonaro neste fim de semana, veja os locais de saída, mobilize amigos e parentes e participe!

Decreto divide RPPS em dois e ação sinaliza privatização da previdência dos servidores
Decreto traz várias mudanças no Regime Próprio de Previdência dos Servidores contrapondo a Constituição ao dividir os servidores colocando duas instituições para gerir o RPPS, mesmo pertencendo ao mesmo regime.

Parlamentares querem tirar a limpo gastos exagerados das Forças Armadas
Chama atenção da parlamentar o favorecimento de empresas como a Saúde & Vida Comércio de Alimentos Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), CNPJ 17.024.148/0001-69, por exemplo. A firma recebeu mais de R$ 12 milhões desde 2015, sem nunca deixar de de ser uma EIRELI.

Reforma Administrativa: apresentação da proposta é cheia de mentiras e pegadinhas para os atuais servidores
Embora a PEC 32 ainda não tenha sido tramitada na Câmara, projeto segue sendo divulgado com mentiras e pegadinhas para enganar os servidores e a população.

Com aprovação da autonomia do Banco Central, ricos ganham e pobres perdem
Mercado assume política econômica no Brasil.

É preciso criar focos de civilização em meio à barbárie, diz Maria Rita
Nesta entrevista, ela trata de traços da personalidade de Bolsonaro –”ele é uma pessoa má”– e do que move seus apoiadores. “As pessoas ficam tão desencantadas que ficam um pouco más”, afirma. Surgiu o que ela chama de clima de “dane-se”.

Bancários do BB ampliam resistência contra desmonte e ameaça de privatização
Trabalhadores do banco público fazem protestos presenciais e virtuais contra “plano de restruturação” que prevê demissões e fechamento de agências. Nova greve não está descartada.

Damares quer revisar Política Nacional de Direitos Humanos sem participação social
Ministra publica portaria para convocar grupo de trabalho que analisará plano de políticas públicas para a proteção de minorias, mas com representação apenas de servidores do próprio governo.

Carnaval: ATENÇÃO - no INSS está mantido o ponto facultativo nos dias de carnaval
No INSS não haverá expediente nos dias 15 e 16 e no dia 17, quarta-feira de cinzas, o funcionamento será apenas a partir das 14h, devendo ser encerrado no horário regular.

Desemprego no país: bancos demitem mesmo registrando alta nos lucros
Apesar da grave crise sanitária e econômica que o Brasil vem enfrentando, o setor bancário segue com programas de demissões, voluntárias ou não, no país, o que vai agravar ainda mais o número de desempregados, mesmo após obterem lucros bilionários.

Debate nesta quinta-feira: GEAP e pecúlio, fique por dentro!
A diretora do SINSSP, Vilma Ramos, participará do 5º WEB Encontro para falar sobre “GEAP e pecúlio”, nesta quinta (11), às 17h.

Privatização de estatal no governo Temer prejudica distribuição de vacinas
Servidores reclamam de problemas com a empresa do grupo Voetur, que comprou a Central Nacional de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos, estatal que cuidava da distribuição de insumos.

Manifestantes são liberados após prisão em protesto contra pedras sob viaduto em Santos
A colocação das pedras na cidade, com o objetivo de evitar a permanência de pessoas em situação de rua, repete o que fez a prefeitura de São Paulo.

O Brasil precisa reagir antes que a pandemia e esse desgoverno acabe com a vida das pessoas
O Brasil caminha rumo ao abismo vivendo uma grave crise sanitária e econômica, porém, os serviços públicos como a saúde, a educação, a previdência e a assistência social são fundamentais e sem eles a tragédia que a população brasileira vivencia seria ainda maior e o sucateamento desses direitos vai acabar com os serviços gratuitos e com os servidores públicos, que prestam estes serviços.

Padre Júlio Lancelotti coloca flores no lugar de pedras que tinham sido instaladas pela Prefeitura sob viadutos de SP
Ele já havia retirado os blocos de paralelepípedos a marretadas nesta terça-feira (2), em uma ação conjunta da Pastoral do Povo de Rua e a subprefeitura da Mooca. O material havia sido instalado pela gestão Bruno Covas (PSDB) em elevados da Zona Leste, mas medida recebeu críticas por ser vista como forma de retirar população de rua do local.

Sindicatos globais pedem universalização das vacinas: ninguém deve ser deixado para trás
IndustriALL Global Union defende quebra de patentes para aceleração da vacinação no mundo.

Boletim de Conjuntura DIEESE: ação emergencial para superar situação caótica
Apesar da esperança despertada com a chegada da vacina ao Brasil nesse início de ano, o país segue mergulhado em crises diversas e incertezas. As condições de vida se deterioram de forma atroz , em grande medida como consequência de ações e omissões de governantes que insistem em negar a realidade.

Dia Mundial de Combate ao Câncer: o que a alimentação tem a ver com a doença?
A dieta ruim é um catalisador para o desenvolvimento do câncer, a segunda doença que mais mata no mundo.

Reforma Administrativa vai ser paga pelo povo que ficará sem serviços públicos
Prioridade do governo, proposta corta salário e estabilidade dos servidores e dá poder absolutista para presidente, governadores e prefeitos fecharem empresas, autarquias e institutos, sem o aval do Legislativo.

Prioridades de Bolsonaro para 2021 ignoram vida, emprego e direitos
Bolsonaro foi ao Congresso nesta quarta (3) para apresentar uma lista de pautas prioritárias aos novos presidentes da casa. Entre elas o porte de armas, mineração em terras indígenas e a reforma Administrativa.

Doria usa dados incompletos da covid-19 para afrouxar quarentena em São Paulo
Governador eliminou a fase vermelha aos finais de semana para regiões em fase laranja, mas dados indicam que pandemia em São Paulo segue grave.

Tesouro Nacional confirma tese de que funcionalismo público não compromete os gastos públicos
Relatório apresentado pelo Tesouro Nacional divulga dados afirmando que os gastos com os servidores federais ativos da União tiveram uma queda de 3,7% em relação ao ano de 2019.

Alerta de Fake News sobre vacinação
O governo do estado de São Paulo alertou que as notícias que estão circulando nas redes sociais sobre o cronograma da vacinação contêm informações incorretas e dados antigos.

Covid-19: Só em janeiro, Brasil teve mais de 1,5 milhão de casos e 29,5 mil mortes
Pelo 11º dia seguido, país tem patamar acima de mil mortes diárias. No total, desde o início da pandemia, 9.204.731 pessoas foram infectadas pela doença e 224.504 morreram.

Eleição para presidência da Câmara e Senado projeta futuro do Brasil
As eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado ocorrem nesta segunda-feira (01) e deputados e senadores decidirão quem comandará as casas legislativas pelos próximos dois anos. Futuro do Brasil será projetado a partir dessas escolhas, para o bem ou para o mal.

Cidades brasileiras cancelam feriado de Carnaval, entenda como ficam seus direitos
Dezenas de estados e capitais cancelaram o ponto facultativo dos dias 15 e 16 de fevereiro, datas do Carnaval, por causa da pandemia. Entenda como ficam as folgas nesses dias.

Na primeira prévia de 2021, inflação continua em alta: alimentos, gás e energia sobem
Segundo o IBGE, o IPCA-15 variou 0,78%. Apesar de inferior a dezembro, é o maior resultado para janeiro desde 2016. Agora, taxa soma 4,30% em 12 meses.

Para conter avanço da miséria, Dieese defende revisão das reformas trabalhista e da Previdência
Pandemia e desmonte do Estado de bem estar-social, a partir de reformas prejudiciais aos trabalhadores, impõem cenário preocupante para o futuro próximo. “Podemos ter um país de miseráveis’, aponta especialista do Dieese, em debate do FSM 21.

Justiça Federal suspende funcionamento de agências da Previdência Social do AM
A perícia médica do INSS não deve ser enquadrada como "atendimento presencial médico", cujo funcionamento é permitido por decreto estadual, uma vez que a abertura das agências da Previdência Social, ao contrário do que se verifica nos demais atendimentos médicos, gera aglomeração e elevada circulação de pessoas.

Governo suspende exigência de prova de vida de aposentados federais
O Ministério da Economia suspendeu, até 31 de março, a exigência do recadastramento de aposentados e pensionistas da administração federal e de anistiados políticos civis, como medida de proteção para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Perto de 220 mil vítimas, Brasil volta a passar média de mil mortos por dia
Enquanto Brasil vive índices dos piores momentos da pandemia de covid até então, governo Bolsonaro é investigado pela compra e propaganda da cloroquina.

SINSSP na mídia: Pedro Totti fala sobre atendimento presencial e retorno das agências em programa da Band
O Presidente do SINSSP, Pedro Totti, participou de uma entrevista, ao vivo, nesta terça-feira (26), no Programa Falando Nisso da Band Vale. Ele pautou o atendimento presencial dos servidores e o retorno das agências de atendimento frente a pandemia da Covid-19.

São Paulo pode ter colapso na saúde antes de massificar vacinação contra covid-19
Nos últimos dez dias, ocupação de UTI disparou no estado. Onze regiões já têm situação de fase laranja e três de fase vermelha.

Fábrica da Petrobrás fechada por Bolsonaro tinha capacidade para fornecer quatro vezes o oxigênio usado em Manaus
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras no Paraná (Fafen-PR) tinha potencial de produção de 360 mil m³ de oxigênio por dia, quase cinco vezes mais que o consumo diário de oxigênio em Manaus, de cerca de 76 mil m³.

No dia do Aposentado e da Previdência Social sobrou algum direito para comemorar?
Dia 24 de janeiro é dia do Aposentado e da Previdência Social, mas a atual conjuntura política deixou algum direito para ser comemorado?

Em entrevista, Presidente do INSS se omite da culpa da má gestão do Instituto e joga a responsabilidade para cima dos servidores
Leonardo Rolim declarou publicamente na mídia que “servidor tem de produzir mais e melhor” e se eximiu da culpa da má administração da direção central e jogou a culpa para cima dos servidores da Casa.

Na calada da noite portaria é assinada para mudar servidores de função
O Superintendente Regional Sudeste 1 assinou portaria para mudar servidores de função sem treinamento prévio e com início imediato.

Vacinação e testagens periódicas para servidores foram pontos de pautas discutidas em audiência com o superintendente do INSS
O SINSSP se reuniu com o superintendente e gerentes executivos para apurar a situação dos equipamentos de EPI’s, sanitização das agências e pedir vacinação para os servidores e testagens periódicas.

SINSSP assina manifesto cobrando vacinação imediata para toda a população brasileira
O sindicato assinou o manifesto “Vacinação Já”, organizado pela OAB SP por meio de sua Comissão de Direitos Humanos. Um ato ecumênico para o lançamento do ato ocorrerá nesta quinta (21), às 17 horas. Contamos com a sua participação.

Mais maldades para o servidor público: governo pretende reduzir salários ainda nesse semestre
A equipe econômica de Guedes pretende empurrar ao Congresso Nacional uma PEC emergencial que reduz os salários dos servidores púbicos. A medida é considerada inconstitucional para especialistas jurídicos.

Inflação em 2020 é ainda maior para os mais pobres
Levantamento do Ipea mostra que a inflação das famílias de renda muito baixa teve um aumento de 6,2%, já o segmento de renda alta registrou uma taxa bem mais modesta, de 2,7% - uma diferença de 2,5%.