Créditos: Legenda

Diante de mais um ataque ao serviço público, o SINSSP vem manifestar seu apoio à campanha #FundebÉPúblico e solicita aos servidores que acessem o site e pressionem os senadores para que mais esse desmonte não aconteça no serviço público e para que fique bem claro que os recursos do FUNDEB devem ser destinados às escolas públicas e não para entidades filantrópicas, evangélicas ou privadas.

A educação pública está em perigo depois que a Câmara dos Deputados votou na última quinta-feira (10), o PL 4372/2020, do relator Felipe Rigoni, que trata dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O PL autoriza a aplicação de recursos destinados à escola pública e aos seus profissionais para as entidades da iniciativa privada e para o pagamento de profissionais que não são da área da educação. Nunca na história do Brasil a educação pública sofreu tamanho ataque! Se as emendas aprovadas no Congresso forem para votação no Senado, haverá perda de recursos e investimentos num setor que tanto necessita.

A votação do FUNDEB traz consequências desastrosas para a educação do país, pois o PL vai comprometer a ampliação das matrículas, com qualidade, do ensino básico. Dessa forma, as atuais matrículas públicas serão transferidas para a rede privada e dificultará o acesso das crianças mais pobres e das que ficam mais afastadas das grandes cidades, pois a iniciativa particular não tem infraestrutura para atender a demanda que é muito alta.

A valorização do profissional da educação pública, compromisso garantido pelo FUNDEB, também estará comprometido com a aprovação do PL. O profissional que deveria ser valorizado frente ao desrespeito que já sofre, como os baixos salários por exemplo, estará mais vulnerável a receber um valor menor do que já recebe.

Pela gravidade dos fatos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lança a campanha #FundebÉPúblico para mobilizar os senadores e pedir que eles abdiquem o voto ao PL 4.372/20, dessa forma, o FUNDEB será regulamentado pelo Executivo Federal com avaliação do Congresso num prazo maior (até 120 dias) e com a participação e discussão mais ampla para uma educação pública de qualidade, com valorização dos profissionais e diminuição das desigualdades.

O FUNDEB é público

A CNTE convoca os profissionais da educação e toda a população que presa pela escola pública a entrar na ferramenta “Na Pressão” e mandar um recado para os senadores. É “pressionando” o parlamentar que a luta será ganha, pois o poder do povo é maior do que ele imagina. A votação no Senado deverá ocorrer na próxima quarta-feira (16), por isso essa ação precisa ser feita ainda hoje.

Diante de mais um ataque ao serviço público, o SINSSP vem manifestar seu apoio à campanha #FundebÉPúblico e solicita aos servidores que acessem o site e pressionem os senadores para que mais esse desmonte não aconteça no serviço público e para que fique bem claro que os recursos do FUNDEB devem ser destinados às escolas públicas e não para entidades filantrópicas, evangélicas ou privadas.

Acesse o Na Pressão e vote: saiba como

Clique aqui e acesse o site “Na Pressão” e logo abaixo do texto de abertura da campanha você encontrará a lista de senadores e os meios por onde mandar a sua mensagem: Whats’App, Facebook, Twitter ou e-mail.

Clique aqui e leia a nota pública da CNTE: “Fundeb precisa valorizar a escola pública e seus profissionais”.

 

Fonte: CNTE/CUT