Créditos: Foto: Pedro França/Agência Senado
Unidade conta atualmente com 17 servidores de carreira, entre administrativos e Assistentes Sociais.

A diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social dos Estados de Goiás e Tocantins – SINTFESP-GO/TO tem reunião remota nesta quinta-feira, 5/11, às 11 horas, com o superintendente regional das regiões Norte e Centro-Oeste do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Roberto Braga. Estará em pauta, o possível fechamento da Agência da Previdência Social (APS) do Setor dos Afonsos, em Aparecida de Goiânia. O sindicato é contrário ao fechamento da unidade.

Atualmente, em função da pandemia do novo Coronavírus, a APS não faz atendimentos presenciais, mas antes da crise sanitária atendia milhares de pessoas físicas e jurídicas, de Aparecida, por mês. A unidade conta atualmente com 17 servidores de carreira, entre administrativos e Assistentes Sociais. A APS faz avaliação social e emite pareceres sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), analisa processos para concessão ou não de outros benefícios (reabilitação profissional e salário-maternidade, aposentadorias e pensões, por exemplo) e faz todos os demais serviços da alçada de agências da previdência social.

Em fevereiro deste ano o gerente do INSS em Goiânia, Wirley Castro, afirmou que a APS do Setor dos Afonsos, em Aparecida de Goiânia, não seria fechada, apenas teria como prioridade o serviço de perícia médica.

Já a nova Agência da Previdência, no Setor Andrade Reis, na mesma cidade, segundo o gerente estaria em funcionamento “até o final daquele mês”, o que não ocorreu. Castro à época disse ainda que a nova unidade iria acolher todos os demais atuais serviços prestados pela unidade antiga.

O Sintfesp-Go/To defende que ambas as unidades funcionem com atendimento pleno, já que o município de Aparecida de Goiânia tem atualmente uma população de aproximadamente 600 mil habitantes.

Na foto, ato público contra o possível fechamento da APS Aparecida de Goiânia, realizado em fevereiro deste ano pelo Sintfesp, com apoio de centrais sindicais.

 

Fonte: Sintfesp GO/TO