Créditos: Reprodução/Siteware

O GT Pontuação se reuniu presencialmente do dia 14 de dezembro ao dia 18 para discutir a forma e metodologia de pontuação da área finalística do INSS. Pelo SINSSP, estava presente o filiado David Silva Gomes dos Santos como representante dos servidores.

O GT Pontuação se reuniu presencialmente do dia 14 de dezembro ao dia 18 para discutir a forma e metodologia de pontuação da área finalística do INSS. Pelo SINSSP, estava presente o filiado David Silva Gomes dos Santos como representante dos servidores.

Na reunião, a comissão representativa dos servidores fez uma retrospectiva de tudo o que foi tratado, todas as hipóteses e estudos apresentados nos encontros virtuais e esta reunião presencial foi o pontapé inicial para colocar os assuntos em pauta e a partir daí trabalhar nos estudos e finalizar as discussões sobre a pontuação do servidor, traçando a definição das etapas que serão objeto do estudo de cronoanálise, bem como seu marco inicial e final de medição.

Como a pauta da pontuação é ampla, o grupo decidiu fazer um recorte do universo de serviços de forma a viabilizar o avanço dos trabalhos e a entrega de algo concreto ao final do encontro. Dessa forma, a aposentadoria por tempo de contribuição (B42) foi escolhida para o objeto do levantamento de etapas para o estudo da cronoanálise, considerando que esse serviço envolve a maior quantidade de etapas, comandos, procedimentos do servidor nos mais diversos sistemas do INSS.

Embora os estudos tenham sido aplicados a apenas um item da cesta de serviços do Instituto, o material também servirá como como ponto de partida para as demais espécies.

De posse do trabalho preliminar do GT de mapeamento de fluxos, definiu-se quais etapas da análise seriam utilizadas no estudo de cronoanálise e em um segundo momento definiu-se os marcos iniciais e finais para a medição dos tempos e daí surgiram 3 propostas que serão discutidas no GT:

Primeira – Realizar um estudo de cronoanálise observando-se as etapas mapeadas, com objetivo de recalcular a pontuação já existente.

Segunda – Realizar um estudo de cronoanálise para mensurar as etapas da análise de concessão dos serviços com objetivo de estabelecer a pontuação por etapas e não apenas o serviço concluído. Essa proposta ainda prevê uma pontuação mínima para cada atividade independente da pontuação das etapas. A pontuação das etapas só seria atribuída ao servidor na conclusão da tarefa. E as tarefas só poderiam ser retiradas do servidor com despacho fundamentado. Não havendo retirada por lote. E a pontuação mínima é aferida também com cronoanálise observando o fluxo estabelecido pelo grupo de trabalho com representantes dos servidores. Além da redução de erros, essa proposta visa uniformizar procedimentos e proporcionar mais segurança ao servidor.

Terceira – Considerando a instituição do GT para Revisão das Pontuações conforme solicitações da categoria às entidades de classe, posto prejuízos sofridos pelos mesmos, diante da não atualização das métricas após automação de serviços menos complexos, propõem-se para gestão do INSS a atualização e revisão do mapeamento por etapa do processo garantindo assim acréscimos às pontuações atuais conforme a complexidade da demanda residual mediante metodologia de cronoanálise por empresa com expertise na forma do que foi produzido pelo IBICT contratando empresa nestes mesmos moldes, garantindo ampla amostragem de todo país e com a participação de uma quantidade considerável de servidores, com foco na eliminação de picos e vales nas médias. Para tanto com direito indispensável que cada entidade de classe que possa acompanhar tal estudo e métrica, posto que a natureza jurídica e protetiva da Carreira do Seguro Social.

Registrou-se, também, a necessidade de observar a velocidade do link de internet das localidades, verificando por prédios de agências.

Como sugestão, ficou acordado a convocação de servidores especialistas em cada serviço a ser mapeado para que estes colaborem na definição das etapas que serão objeto do estudo de cronoanálise. Esses servidores serão indicados pelas entidades.

Embora os trabalhos tenham sido prejudicados por conta do fechamento do prédio da administração central devido a casos de Covid-19, dos quatro dias da reunião, sobraram dois dias para discussão e definição dos trabalhos apesentados acima.

O SINSSP avaliou essa reunião de forma positiva, pois os representantes dos servidores estão empenhados na pauta para que a discussão dos trabalhos seja finalizada e colocada em prática.

É preciso estar atento às ações do atual governo que vive adotando medidas sem a presença e visão das classes representativas dos trabalhadores para dar continuidade ao plano de governo de acabar com a máquina pública e desvalorizar o funcionalismo público, por isso o sindicato está acompanhando esse trabalho e vai exigir que os estudos, as discussões e o desempenho dos representantes da categoria que estão lá dando a sua contribuição para melhorar as condições de trabalho do servidor sejam respeitadas e cumpridas.

Clique aqui para ler a Ata da reunião na íntegra.

 

Fonte: Imprensa SINSSP