Créditos: APS Barueri

Risco de acidente devido fissuras e trincas em paredes e laje paralisa APS Barueri, a medida foi tomada para proteger a vida de servidores e segurados.

 

A APS localizada no município de Barueri, que segundo o IBGE figura entre as 20 cidades mais ricas do País, está paralisada desde à tarde do dia 28/08/2017, depois que seus servidores tomaram conhecimento da conclusão da vistoria técnica da equipe do SENGPAI – SRI (Serviço de Engenharia e Patrimônio Imobiliário da Superintendência Regional Sudeste I) sobre a gravidade das fissuras e trincas em paredes e principalmente na laje do 1º pavimento por conta do piso do 2º pavimento onde está localizado o SECA (arquivo) da APS.

A conclusão desta vistoria técnica pediu a retirada urgente do SECA (cerca de  6.500 caixas de processos, 21 a 24 toneladas de peso) e se necessário o fechamento da APS para não expor risco à vida de servidores e segurados.

 

  O SECA foi transferido do 2º andar para o 1º          

Uma reunião emergencial foi realizada e ficou decidido acatar as recomendações de segurança indicadas pelo SENGPAI de paralisar a APS, colocando-se à disposição da gestão para trabalhar nas APS´s vizinhas.

As Gerências da APS, Executiva, Logística e SEAT reuniram-se na Gex Osasco para tomarem algumas providências, dentre elas a solicitação à Empresa de Manutenção Predial para o desligamento de 3 das 4 caixas de 500 litros de água para minimizar cerca de 1,5 toneladas de peso sobre a laje do 2ª andar e retirada das caixas de processos do SECA.

Houve tentativa, em duas gestões municipais passadas (2009-2012 / 2013-2016), entre a Gex Osasco e a Prefeitura Municipal de solucionar o problema, mas infelizmente não prosperaram as negociações por motivos desconhecidos pelos servidores. Atualmente há novas tratativas, que se iniciou no 2º trimestre, entre a SRI (Superintendência Regional I) e a Prefeitura Municipal para realocar a APS para outra edificação mais segura, acessível, confortável e salubre para os servidores e para os segurados (que em sua maioria são munícipes de Barueri).

O SINSSP e os servidores da APS Barueri torcem para que as negociações da SRI com a Prefeitura não tenha nenhum entrave e que caminhem com brevidade para uma nova locação acessível, confortável, salubre e segura, porém caso isso mais uma vez não prospere e decida-se por manter as locações atuais por conta dos apontamentos das vistorias e conclusões técnicas, mesmo que algumas divergentes entre a SENGPAI e a Defesa Civil, que sejam preservadas a integridade física de servidores e segurados, sejam corrigidos, vistos e revistos antes da reabertura e seguidas à risca as medidas de segurança necessárias.

O SINSSP está acompanhando de perto essa ocorrência na APS Barueri e vai ficar de olho no fechamento desse problema para que os servidores e assegurados tenham condições dignas, qualidade e principalmente segurança para a realização do trabalho e atendimento ao público.

Para ter acesso às informações sobre o histórico e andamento de todo o ocorrido nesta APS e ao relatório completo sobre os fatos clique aqui e leia na íntegra.

 

 

Fonte: Sinssp