Em agradecimento a celebração do 08 de março, o sindicato preparou a série “MULHERES FORTES! com depoimentos especiais de mulheres especiais, empoderadas e resistentes à luta que buscam o seu lugar ao sol com muita garra.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e a data, que é comemorada mundialmente, neste ano faz refletir sobre os “tabus” que o gênero ainda precisa quebrar perante a sociedade.

O “08 de março” ganhou força a partir da organização de uma grande passeata de mulheres russas que protestavam contra o desemprego, a carestia e a degradação cada vez maiores das condições de vida da Rússia Imperial. A manifestação durou dias e ganhou o apoio de operários metalúrgicos, a ação foi tão impactante que precipitou a Revolução de 1917. A partir de então, nos anos seguintes o movimento socialista da Rússia e dos países do bloco soviético passaram a comemorar o Dia da Mulher naquela data. Porém, somente em 1975 a data foi instituída pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher.

Aqui no Brasil, as movimentações acerca dos direitos femininos surgiram no início do século XX pelos grupos anarquistas que buscavam qualidade de vida e melhores condições de trabalho. No entanto, a luta das mulheres ganhou força com o movimento das sufragistas que conquistou o direito de votar em 1932 na Constituição de Vargas. A partir daí outros movimentos surgiram e foram inseridas novas pautas nas discussões que continuam até hoje.

A data serve para lembrar e reforçar a importância do papel da mulher na sociedade com as lutas impostas por seus direitos. A cada ano, década ou período ela precisa renovar as suas forças para provar a sua existência, as suas necessidades.

A questão não é diferente com o presente que estamos vivendo. O atual cenário político está fazendo o Brasil retroceder em todas as suas áreas como a saúde, a educação, a previdência e a assistência, como também retrocede o trabalho das organizações, representações e movimentos ligados à mulher que passaram anos tentando avançar nas pautas sobre o tema.

Você deve estar se perguntando o que tem a ver política com o dia da mulher? Tudo, é a resposta!

Depois do golpe de 2016 que retirou da presidência do país uma presidenta que foi eleita pela escolha da maioria da população brasileira, o Brasil só desce ladeira abaixo levando consigo as conquistas, as lutas e os engajamentos conquistados a duras penas e ao longo dos anos.

Pegando como exemplo as servidoras públicas que enfrentam o grande desafio de ter que lidar com o aumento do período de trabalho, fruto da Reforma da Previdência; de ter que lidar com o congelamento do salário e aumento da inflação, com a alta dos preços dos alimentos, itens de consumo e lazer e se “virar nos trinta” para sustentar a família.

E agora ainda precisa enfrentar mais uma afronta que é a possível redução salarial, face a Reforma Administrativa que poderá ser tramitada no Congresso e aprovada por esse governo desleal que não pensa no povo, mas nos próprios interesses ligados a bancos privados, desmonte da máquina pública e da redução do Estado a zero.

O futuro parece ser sombrio, mas aproveitamos a data de hoje que é sinônimo de luta, perseverança, encorajamento e resistência para ganhar forças, erguer a cabeça, partir “pra cima” e mostrar que nem tudo está perdido e o cenário pode sim mudar.

E é nessa determinação que o SINSSP vem parabenizar nesta data tão importante todas as mulheres, mas de um modo especial às servidoras públicas do INSS. E que esse 08 de março possa ser lembrado não só nesta data, mas nos 365 dias do ano. É importante lembrar que o SINSSP estará ao lado de todas as servidoras públicas por nenhum direito a menos.

Em agradecimento a celebração do 08 de março, o sindicato preparou a série “MULHERES FORTES! com depoimentos especiais de mulheres especiais, empoderadas e resistentes à luta que buscam o seu lugar ao sol com muita garra.

O primeiro vídeo da série vai ao ar amanhã, terça-feira (09), no Youtube pelo canal do sindicato: Sinssp oficial.

Obrigado e feliz Dia das Mulheres hoje e todos os dias!!!

Embarque conosco nessa aventura emocionante! Não perca!!!

 

Fonte: Imprensa SINSSP