Dia 24 de janeiro é dia do Aposentado e da Previdência Social, mas a atual conjuntura política deixou algum direito para ser comemorado?

A Constituição brasileira estabelece que o trabalhador tenha o direito à aposentadoria após completar um determinado tempo de serviço, idade ou por invalidez. E hoje, 24 de janeiro, o dia é dedicado ao trabalhador que doou toda uma vida ao trabalho e agora usufrui, ou deveria usufruir, dos benefícios acumulados durante essa jornada. Nesta mesma data também é celebrado o Dia da Previdência Social, uma das conquistas mais significativas do trabalhador brasileiro.

Porém, o dia a dia do aposentado não está nada fácil. O direito que deveria segurar e garantir a renda do contribuinte e de seus familiares em casos de acidentes, invalidez, morte, prisão ou velhice, acaba tendo o acesso dificultado e o valor recebido não dá para sobreviver.

Diante da atual conjuntura política do Brasil, os aposentados vivem mal, muitos precisam continuar trabalhando para garantir a comida e a moradia. Não há reajustes condizentes com a economia e a inflação.

Após a Reforma Previdenciária a situação ficou ainda mais complicada, pois houve um aumento do tempo para trabalhar e contribuir mais como também o aumento da idade para se aposentar. Muitos direitos foram perdidos dando lugar ao retrocesso.

O aposentado também precisa aprender a lidar com a falta de segurança que facilita o acesso de golpistas e acabam caindo em golpes financeiros, a chuva de empréstimos que são oferecidos devido vazamento de dados particulares, sem falar da diminuição da renda e do poder de compra a que são submetidos. Não está fácil se aposentar, nem ser aposentado hoje no Brasil!

Por isso, a data deve ser lembrada e todos os aposentados devem ser homenageados não só hoje como diariamente por fazer a sua parte enquanto trabalhador e contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Porém, não devemos deixar de apoiar a luta para que mais nenhum direito seja retirado.

 

Fonte: Imprensa SINSSP