MOÇÃO DE REPÚDIO DOS SERVIDORES DA APS/BRÁS

Nós, servidores remanescentes da APS – Brás, vimos expressar nosso repúdio à destituição do Sr. João Roberto Barbosa, Gerente da APS/Brás, estranhamos tal atitude abrupta e sem justificativa plausível, uma vez que a APS/Brás sempre trabalhou em prol das metas elencadas pela gestão. Ressaltamos que os servidores desta APS realizam um esforço diário para prestar um serviço digno à população, em condições precárias de trabalho, com quedas constantes de sistema, falta de equipamento e com um prédio demandando manutenção imediata.

O Gerente Executivo, na figura do Sr. Guilherme, agrava totalmente esse cenário ao promover um desmanche da APS/Brás a partir do mês de dezembro de 2018 com a retirada de seis funcionários do quadro da agência, o que inviabilizou o atendimento que já era precário, o revezamento de fim de ano dos servidores e o planejamento montado para o mês de janeiro, que é um mês com força de trabalho reduzida devido às férias dos servidores e com o agravante atual de debandada de servidores em busca da aposentadoria. Tudo isso já inviabiliza a gestão para qualquer gestor por mais competente que o mesmo seja.

Reconhecemos que é prerrogativa do Gerente Executivo a indicação do Gerente da APS, mas nos causa estranheza e mal-estar a maneira como as coisas foram conduzidas, dado que em um lugar onde há o mínimo de respeito à Gerência-Executiva respeitaria o período de afastamento do gestor, por motivo de saúde, e somente após isso comunicaria ao interessado e aos servidores.

O que vimos foi uma intervenção sem a mínima chance de defesa para o ocupante do cargo, que estava doente, sem o mínimo de respeito e informação aos servidores que assistiram à movimentação atônitos. Em um ambiente onde precisamos trabalhar em equipe o tempo todo causa desconforto tais práticas, aliás velhas práticas disfarçadas de novas práticas.

Estranhamos que o Sr. Gerente Executivo propague para todos que o problema do Brás é gestão local, principalmente porque foi o mesmo que inviabilizou qualquer tipo de gestão, das duas uma, ou o gerente não sabe o que faz ou está agindo de má-fé com os poucos servidores que ficaram para tocar a agência.

Para finalizarmos, constatamos que não existe mágica, a mera substituição de pessoas não resolve problemas estruturais do INSS, a adoção de uma nova filosofia, no caso a digital, não substitui a necessidade de servidores. E exigimos respeito com todos os funcionários que dedicaram anos de suas vidas a este trabalho e continuam dedicando.

São Paulo, 25 de fevereiro de 2019

 

Fonte:Sinssp