Créditos: Foto: Roberto Parizotti

Milhares de pessoas saíram às ruas do país no Dia Internacional do Trabalhado para protestar contra a reforma da Previdência. No ato unificado das centrais foi marcado o 14 de junho como Dia da Greve Geral.

Milhares de pessoas saíram às ruas em todo o Brasil, nesta quarta-feira (1º),  para comemorar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, em defesa da Previdência Pública, pedindo para barrar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 006/2019), que aumenta o tempo de contribuição e reduz o valor do benefício pago aos aposentados.

Pela primeira vez, o ato foi unificado e reuniu as centrais sindicais do país: CUT, Força Sindical, Intersindical, CPSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT.

As centrais decidiram durante o ato em São Paulo que dia 14 de junho será o Dia da greve Geral contra a reforma da Previdência, de Jair Bolsonaro.

Confira os atos realizados no país na manhã de 1º de Maio.

O ato que reuniu o maior número de pessoas foi em São Paulo. Até às duas da tarde já haviam circulado pelo Vale do Anhangabaú cerca de 200 mil pessoas.

Vale do Anhangabaú

Entre as personalidades políticas presentes, além dos presidentes e representantes das centrais sindicais organizadoras do ato, estiveram o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o candidato à presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos e a presidenta do PT Nacional, Gleisi Hoffmann.

Para o presidente da CUT Vagner Freitas o “único jeito de barrar a reforma da Previdência de Bolsonaro é nas ruas. É com greve geral”.

São Paulo – litoral

Em Santos, o ato contra a Reforma da Previdência foi antecipado e ocorreu na noite de terça-feira, 30 de abril. Cerca de 150 pessoas percorrem a orla da praia, no bairro do Gonzaga em direção à  Praça da Independência até a faixa da areia, onde fizeram o velório e enterro simbólico da aposentadoria.

O ato foi organizado pelo Sindicato dos Químicos e Fórum em Defesa das Aposentadorias, entre outros movimentos.

São Paulo -interior

Em Bauru, a caminhada foi contra a reforma da Previdência e por Lula Livre

Clique aqui e veja como foram os atos do Dia do Trabalhador nos outros estados.

 

Fonte:Rosely Rocha