Setembro Amarelo: que dor é essa? Me ajude a supera-la!
O SINSSP decidiu abraçar essa campanha e divulgar informações sobre o assunto com o intuito de abrir diálogo sobre o tema e proporcionar aos servidores públicos material necessário para ajudar o colega de trabalho que esteja passando por esse problema.

Reprodução/Centro de Valorização da Vida

 

Setembro Amarelo é uma campanha nacional que surgiu em 2015 pela iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e tem como objetivo a prevenção ao suicídio. A campanha visa trabalhar o mês de setembro trazendo para a população a importância do diálogo sobre o suicídio e a conscientização do problema que vem se agravando a cada dia na sociedade.

O SINSSP decidiu abraçar essa campanha e divulgar informações sobre o assunto com o intuito de abrir diálogo sobre o tema e proporcionar aos servidores públicos material necessário para ajudar o colega de trabalho que esteja passando por esse problema, que é silencioso, a procurar ajuda e a encontrar ouvidos abertos ou ombros amigos para desabafar e falar, visto os casos de suicídios, que se somaram às estatísticas brasileiras, cometidos por trabalhadores do INSS.

No mundo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens, segundo informações do site Minuto Saudável. Falar de suicídio é um tabu: a mídia não trata do assunto mais a fundo temendo o aumento de números de casos devido a divulgação, a sociedade não comenta simplesmente pelo medo do assunto, portanto, a busca pelo diálogo necessário é cortado.

Conforme dados levantados pelo Minuto Saudável, “90% dos suicídios poderia ser evitado com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda e cerca de 17% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio. 4,8% deles já elaboraram um plano para isso”, relatou o veículo.

Por conta desses dados que o Setembro Amarelo é o mês do diálogo, para incentivar as pessoas a falar mais sobre o tema e principalmente mostrar as que possuem pensamentos suicidas a terem ciência de que elas nunca estarão sozinhas e principalmente que tirar a sua vida não é a solução para a sua dor, o seu sofrimento.

Veja a seguir o vídeo elaborado pela Miss Brasil Mundo 2018, Jéssica Carvalho, pelo projeto Beleza do Bem que será levado para o Miss World 2018, falando do suicídio e levantando a pergunta: o que posso fazer para ajudar essas pessoas? A resposta veio pelo “Vamos Conversar?”

 

Na próxima abordagem vamos conversar sobre o suicídio entre jovens e adolescentes com a Coach familiar, especializada em psicologia e desenvolvimento humano, Valéria Ribeiro. Não perca, Vamos Conversar?

Fonte:Minuto Saudável e SINSSP

Para ter acesso às notícias do Sinssp no seu celular cadastre nosso WhatsApp (11) 9 76147199, envie “quero ficar informado” e fique por dentro de todas as novidades e informações da categoria.